Amazonas, Campanha Pescador Fique Legal

IPAAM dá início a campanha “Pescador fique legal” para combater a pesca predatória

Começou neste mês de outubro o período de defeso que vai até março de 2010

IPAAM -  Campanha " Pescador fique legal" Como parte das ações de educação ambiental, incentivadas pelo Governo do Estado, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) vai dar início a “2ª. Campanha Pescador Fique Legal”, que tem o objetivo de ajudar no combate a pesca predatória praticada no período de defeso, que começa em outubro e termina em março de 2010. As equipes da Gerência e Controle de Pesca e de Educação Ambiental do órgão estão à frente desta ação que começa neste mês de outubro.

A campanha vai acontecer nas principais feiras da capital, porto de balsas, além de desembarque de pescado. “Nosso objetivo é esclarecer a população, tanto feirantes como pescadores e consumidores, acerca das espécies proibidas de pesca neste período de defeso, que começa neste mês de outubro e vai até o início do próximo ano”, explica Nonata Lopes, gerente de controle e pesca do IPAAM.

Ela explica, por exemplo, que o tambaqui está no período de defeso desde o dia 1o de outubro deste ano permanecendo até 30 de março de 2010, e quanto às outras espécies, o período começa em 15 de novembro, e vai até 15 de março do próximo ano.

De acordo com ela, os técnicos também irão esclarecer no decorrer da campanha o tamanho mínimo dos peixes a serem pescados e a forma de adquirir legalmente o pescado nessa época. “Os peixes de criadouros licenciados junto ao IPAAM e cadastrados no Ministério da Pesca e IBAMA podem ser comercializados em qualquer época do ano e de qualquer tamanho”, finaliza Nonata Lopes.

Fonte = IPAAM
IPAAM – Instituto de proteção ambiental do Amazonas
Tem como:
Missão
“Executar a Política de Controle Ambiental do Estado do Amazonas, visando o Desenvolvimento Sustentável”

Visão
“Ser excelência e referência nacional na execução da Política de Controle Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...