Aquicultura e pesca estão em destaque esta semana em Alagoas

Seminário Alagoano de Piscicultura e Seminário Alagoano de Maricultura serão realizados em Maceió e prometem movimentar a cadeia produtiva

Maceió vai ser o centro das discussões sobre aquicultura este semana, a partir desta quarta-feira (8) até a sexta-feira (10), quando serão realizados o IV Seminário Alagoano de Piscicultura e o V Seminário Alagoano de Maricultura.

Os dois eventos serão realizados de forma conjunta, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, e vão reunir aquicultores, profissionais ligados ao segmento, estudantes universitários, pesquisadores, representantes de associações, colônias e cooperativas, gestores públicos estaduais e federais e empresários do setor.

Na quarta-feira (8), a programação será aberta com a realização de seis oficinas. Na quinta-feira (9), a partir das 9h, haverá a abertura oficial e o início das palestras e discussões sobre vários temas ligados à cadeia produtiva. O primeiro deles será a política de desenvolvimento da aquicultura brasileira, cujo palestrante convidado é Rodrigo Roubac, do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Numa iniciativa do governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), os dois seminários devem reunir cerca 500 participantes em cada dia.

Aquicultura em Alagoas – Um dos palestrantes do seminário é o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário do Seagri, Edson Maruta, que vai falar sobre o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura de Alagoas. “São 240 quilômetros do Rio São Francisco, mais de 230 quilômetros de litoral, a represa de Xingó, as lagoas naturais, entre elas Poxim, Escura e Guaxuma, os açudes do Dnocs, e a água estocada em barragens das usinas de cana-de-açúcar. Tudo isso garante ao Estado um grande potencial para produção de peixe, ostras e outros frutos do mar”, explicou o superintendente.

Ele também adiantou que a Seagri está desenvolvendo o Programa Alagoas Mais Peixe, que visa utilizar as barragens de irrigação da cana-de-açúcar, numa parceria com o setor canavieiro, para produção do peixe da espécie tilápia em tanques-rede. “Assim, podemos garantir ocupação, produção de alimento e geração de renda para os trabalhadores dessas regiões que ficam desempregados na entressafra da cana”, argumentou.

Potencial das barragens – Levantamento feito pela Seagri comprova que os reservatórios artificiais no território alagoano — as barragens — têm grande potencial para a geração de empregos e renda por meio da piscicultura.

O potencial produtivo é estimado em 36.464 toneladas de pescado por ano. Segundo o levantamento, coordenado pela Diretoria de Irrigação, 168 barragens de grande e médio porte possuem um estoque de 401,4 milhões de metros cúbicos de água.

Juntas, elas somam uma área de mais de 4 mil hectares alagados. Em todas essas barragens, é possível fazer um povoamento com 9,66 milhões de alevinos e a instalação de 26.800 tanques-rede.

Inscrições

Outras informações sobre o IV Seminário Alagoano de Piscicultura e o V Seminário Alagoano de Maricultura podem ser obtidas pelos telefones (82) 3551-2570 / 0800 570 0800. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico inscrições@al.sebrae.com.br ou nos escritórios do Sebrae em Maceió, Arapiraca e Penedo

Agência Alagoas – Secom

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...