Brasil e Uruguai firmam acordo de cooperação para desenvolvimento da pesca e aquicultura

Brasil e Uruguai firmaram nesta sexta-feira (30/07) um acordo para desenvolvimento da pesca e aquicultura nos dois países. A troca de informações na área da pesca e aquicultura vai abranger várias atividades de conhecimento de ambos os países. O Uruguai, por exemplo, tem o domínio do ciclo evolutivo para criação em cativeiro do esturjão, cuja ova produz o melhor caviar do mundo. Além disso, os uruguaios também têm o domínio da pesca de arrasto de meia água, que possibilita a captura da anchoita e uma grande experiência na captura de atuns.

O Brasil, por sua vez, domina a produção em cativeiro da tilápia, pintado, pacú e tambaqui que são muito apreciados no Uruguai e na Argentina. Ainda este mês, uma missão técnica do Uruguai estará em visita oficial por Mato Grosso do Sul para conhecer de perto a experiência brasileira na criação de espécies das bacias dos Rios Paraná e Paraguai.

A cooperação técnica fez parte da agenda do encontro de fronteira do presidente Lula com o presidente Uruguai, José Mujica, em Santana do Livramento (RS). O memorando de entendimento foi assinado pelos ministros da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Ernesto Agazzi.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...