Carta da ministra Ideli Salvatti ao setor aquicola brasileiro

Em primeiro lugar quero cumprimentar você, aquicultor brasileiro, seja de grande ou de pequena escala, tão importante para o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva de pescado, uma economia que já nasceu forte pelo grande potencial do nosso país. Quero dizer que estou muito animada e sou muito agradecida pela presidenta Dilma Rousseff ter confiado a mim a missão de assumir e fortalecer o Ministério da Pesca e Aquicultura. Mais do que isso, me pediu e me desafiou a fazer com que o Brasil produza mais, apareça mais nesse setor, invista mais e ofereça muito mais peixes do que oferece hoje aos brasileiros e também para o mundo todo.

A meta é clara: temos que acelerar o barco e trabalhar duro para aumentarmos a produção e o consumo dessa proteína altamente saudável e saborosa, o pescado brasileiro. Ou seja, quanto mais peixes, crustáceos, moluscos, etc. produzirmos, o pescado chegará com mais frequência à mesa das nossas crianças, adultos e idosos e vai gerar mais divisas para o nosso país. E se o consumo cresce é sinal de desenvolvimento, industrialização, aumento das exportações, mais dinheiro no bolso e uma vida bem melhor para os pescadores e aquicultores brasileiros.

Este é o ciclo que temos que fazer funcionar bem. Para isso, é preciso destravar tudo que emperra e impede os aquicultores de fazer o que sabem fazer bem: cultivar os organismos aquáticos com uma diversidade incrível de tipos e sabores. Ocupar a área aquicultável que temos nessa imensidão de águas que é o Brasil.

Nossas lutas são comuns e bem conhecidas de todos nós: menos burocracia na liberação das licenças ambientais para aquicultura em nossos mares, rios e represas; mais integração, diálogo e transparência nas ações e acordos entre o setor, prefeituras, governos estaduais e governo federal; maior atenção à capacitação e à qualificação dos nossos produtores; mais crédito; a realização de pesquisas científicas e a busca de novas tecnologias para que possamos aproveitar o máximo desperdiçando o mínimo de esforço, capacidade e dos resultados de nossa produção.

Todos sabemos que é o Brasil que tem 12% de água doce do planeta e mais de 8.500 km de costa marítima, sem contar as hidrelétricas que além de fontes de energia podem se transformar em berço para produção de peixes e crustáceos. Comparada às grandes cadeias agropecuárias como a bovinocultura, a suinocultura e a avicultura, a aquicultura brasileira teve um crescimento de aproximadamente 44% da produção, no período de 2007 a 2009, um verdadeiro salto nos resultados do setor.

Para que isso acontecesse, as políticas do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foram fundamentais para que a atividade atingisse seu recorde de produção, com mais de 415 mil toneladas no ano de 2009, o que representou 33% do pescado produzido no país. Diante deste marco histórico, o Brasil está hoje entre os países com maior crescimento na aquicultura mundial. E queremos mostrar ao mundo que aqui, em nossas águas, o nosso compromisso é de alavancar a aquicultura sob três alicerces, desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social.

Os recentes progressos demonstram essa certeza. Já comemoramos avanços importantes como o Decreto Presidencial de nº 4895 de 2003, que autoriza o uso das águas sob domínio da União, como os mares, rios, represas e baías, para fins de aquicultura.
Mesmo assim, os recentes avanços ainda precisam se transformar em realidade concreta. E se o papel do MPA é planejar, ordenar, fomentar e estruturar a aquicultura nacional reconhecemos que é preciso simplificar e dar mais agilidade ao licenciamento ambiental, para dar o grande salto que a produção de pescado precisa ter nos próximos anos.

Vamos procurar agir em conjunto com os governos estaduais, assim como com o setor produtivo, para cumprir os objetivos de agilizar essa questão. Já iniciei uma intensa agenda nos estados nesse sentido e tenho encontrado uma boa receptividade para dar celeridade ao licenciamento ambiental e simplificar os trâmites

Temos convicção de que estas ações farão com que a aquicultura continue crescendo, promovendo a inclusão social, respeitando o meio ambiente e assegurando condições favoráveis ao desenvolvimento socioeconômico da atividade através de políticas sólidas e consistentes. Mas para isso, vou precisar e quero contar com a parceria de cada maricultor, carcinicultor, piscicultor, enfim, de todos os aquicultores brasileiros para que, juntos, possamos transformar o Brasil das águas em um dos principais produtores mundiais de pescado.

Ideli Salvatti

Ministra da Pesca e Aquicultura

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...