Catadores de caranguejo, mariscos e algas poderão receber seguro-desemprego no período de defeso

Acaba de ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto que estende aos trabalhadores que exercerem atividades como coleta e processamento de caranguejos, mariscos ou algas o seguro-desemprego durante o período em que a pesca é proibida (defeso). A concessão do benefício atualmente é restrita ao pescador artesanal.

O texto também inclui esses trabalhadores entre os segurados obrigatórios do regime geral de previdência social, na categoria de segurados especiais. O projeto (PLS 238/05) foi aprovado na forma de substitutivo do senador Antonio Carlos Junior (PSB-SE). O relator considerou necessário compatibilizar a redação com as alterações legislativas ocorridas desde sua apresentação em 2005.

Por sugestão do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), foi incluída emenda ao texto especificando os casos de processamento caranguejos e mariscos beneficiados pelo projeto. A matéria seguirá para exame da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para votação em decisão terminativa.

Fonte = Agência Senado

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...