Ceará – MP cadastra pescadores no Seguro-Defeso

Para a moralização do setor pesqueiro no Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Icapuí Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, juntamente com o SINE/CE-IDT, realizou, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o cadastramento e a habilitação de mais de 1.200 pescadores, trabalho que teve grande repercussão naquele município.

O procedimento de cadastramento foi efetivado através do preenchimento de uma declaração confeccionada pela Promotoria de Justiça, em que o pescador artesanal, juntamente com o proprietário da embarcação, munidos da documentação exigida pela Lei, entregavam a referida declaração ao promotor de Justiça, atestando perante a sua presença que exerceu durante o interstício de 2010/2011, a pesca artesanal da lagosta.

A atuação do Ministério Público no Seguro-Desemprego, denominado popularmente como Seguro-Defeso, advém de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério Público do Trabalho da 7ª Região e o Ministério Público do Estado do Ceará. Este Termo tem por objetivo o estabelecimento de ampla cooperação entre estas instituições, visando o intercâmbio de ações e a difusão de informações para o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas, principalmente, para a moralização do setor pesqueiro no Estado do Ceará, com o trabalho de prevenção no combate de fraudes no processo de implementação no Seguro-Desemprego da pesca.

Em novembro de 2010, duas audiências públicas, uma na localidade de Redonda e outra na localidade de Mutamba, cujo fim precípuo era repassar aos pescadores artesanais as regras legais para aquisição do Seguro-Desemprego e mostrar as inúmeras fraudes para obtenção do benefício.

Naquela ocasião, a coordenadora do Seguro-Desemprego/SINE/IDT/CE, Júlia Torres Colares, fez uma exposição aos mais de 800 pescadores artesanais presentes, mostrando todo funcionamento do Programa, as condições necessárias para o recebimento da percepção do benefício, inclusive, chamando a atenção para o crescente número de fraudes, configurando muitas vezes a apropriação indevida das parcelas do Seguro-Desemprego por parte de pessoas que tentam de toda forma burlar os requisitos legais previstos na Lei.

Ministério Público do Estado do Ceará

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...