Cuiabá – Prefeito enaltece sucesso do Peixe Santo

“Peixe com fartura, a preços acessíveis à classe mais humilde. Esse é um projeto de real alcance social, pois possibilita também com que o pobre possa ter peixe à mesa em datas sacras, a exemplo da Semana Santa, especialmente nesta Sexta-Feira Santa”. As palavras são do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, ao avaliar hoje (02-04) cedo o comércio intensivo desse produto nos 115 pontos de venda estabelecidos pela Prefeitura de Cuiabá. No Mercado do Porto, a exemplo dos demais locais oficiais desse projeto, a movimentação de populares era intensa já a partir das primeiras horas da manhã.

O Projeto Peixe Santo foi criado há 19 anos pela Municipalidade, e tem como objetivo preservar a tradição religiosa da comunidade cuiabana, além de garantir peixe a preços baixos. “Na gestão atual, esse projeto sofreu várias modificações, o que implicou em volume maior do pescado ofertado à população e mais pontos de comercialização”, diz Galindo.

Atualmente, o Peixe Santo é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e conta com diversas parcerias em nível municipal e estadual, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente (Cuiabá), Vigilância Sanitária (Cuiabá), Aquamat, Piscicultores da Baixada Cuiabana, Sebrae/MT e PMMT. “São parcerias fundamentais para o êxito de todo um trabalho de resultados impecáveis, do agrado de todos”, afirma o prefeito.

Conforme o coordenador do projeto, Oderly Xaxim, uma outra contribuição importante desse projeto é em relação ao número de empregos diretos e indiretos, que chega a quase três mil, a partir do trabalho dos funcionários nos tanques de piscicultura, transporte até os pontos de venda e a comercialização, em si. “São fatores que, unidos, transformam-se em considerável fonte geradora de emprego e renda, em benefício de centenas de famílias mato-grossenses. Esse projeto é sucesso sob todos os aspectos”.

Este ano, informa Xaxim, de plantão no Mercado do Peixe desde à madrugada desta Sexta-Feira Santa, a estimativa é de que sejam comercializadas 400 toneladas de peixe, pacu, tambacu e tambaqui. “Outro dado importante, de contribuição ecológica inegável, é a redução drástica da carga de pesca no Rio Cuiabá; em 2009, segundo registros, foi de 70 toneladas, pressão hoje na casa das 30 toneladas”.

A tendência, acrescenta, com o incentivo da Prefeitura à instalação de mais tanques de piscicultura em Cuiabá, Projeto Peixe Nosso, é de reduzir essa pressão mais ainda, nos próximos anos”. Foi-se o tempo em que, na Semana Santa, a população dependia apenas dos rios para ter peixe à mesa. Nosso projeto termina assim contribuindo com a natureza”.

Xaxim observou que a população cuiabana também entendeu que os peixes via piscicultura oferecem hoje qualidade idêntica àqueles buscados nos mananciais do Estado: “As técnicas de produção de peixes evoluíram de forma significativa nas pisciculturas de Mato Grosso, em nada devendo à dos grandes centros do País. Também as variedades oferecidas no Projeto Peixe Santos são saborosas, têm procedência, e seu comércio nos pontos oficiais descarta de vez aquele antigo corre-corre para garantir peixe. Para satisfação geral de quantos mantêm essa tradição religiosa”.

Secom/Cuiabá
Foto:Walter Machado

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...