Em visita a Bahia ministra quer ampliar parcerias e o apoio na liberação de licenças para aquicultura

Queremos ocupar todas as águas de domínio da União para cultivo de pescados com objetivo de produzir de forma legal e oficial

Depois de Santa Catarina, a Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti estará na Bahia nesta sexta-feira, 21 de janeiro, para propor políticas e ações estratégicas de estímulo e desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola baiano.

Pela parte da manhã, no auditório do Banco do Brasil, em Salvador, a ministra se reúne com o Fórum da Pesca da Bahia, organização formada por 116 entidades envolvidas na cadeia produtiva, como sindicatos, associações, colônias, cooperativas, universidades e federações. O coordenador do Fórum, Ajax Santos Tavares, que comandará a reunião, é membro do Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura e também da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

Já à tarde, às 14h, no Centro Administrativo, a ministra terá audiência com o Governador da Bahia, Jaques Wagner. Discutirá a agilidade na liberação das licenças ambientais para a produção de pescado pela aquicultura (criação de peixe, mariscos, etc em cativeiro), de estudos para demarcações em águas da União e a ampliação das parcerias no estado para atendimento às demandas do setor.

O estado baiano é o terceiro maior produtor de pescado no ranking nacional, com mais de 119 mil toneladas/ano, segundo a última estatística divulgada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Entre os destaques estão a produção de tilápia e camarão.

Também é segundo estado no roteiro de governos que Ideli Salvatti pretende visitar ainda neste mês. “O que queremos com os governadores é uma agenda muito objetiva”, disse a ministra. “Desentravar a burocracia que impede o acesso ao crédito, a pesquisa e capacitação, bem como buscar parcerias para que consigamos fortalecer o setor”, confirmou.

De acordo com Ideli, o Governo Federal está determinado em transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de pescado, por isso a necessidade de apoio e união de esforços com estados e municípios.

Depois de visitar SC e BA, o roteiro previsto da ministra será nos estados de RN, SP e MG onde já existem títulos de cessão de águas para serem outorgados e entregues aos produtores. “Queremos ocupar todas as águas de domínio da União para cultivo de pescados com objetivo de produzir de forma legal e oficial, com política clara e investimentos necessários”, finalizou Ideli Salvatti.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...