Equipamentos modernos mudam cenário da aquicultura em Alagoas

Aquisição deverá melhorar a qualidade do filé de peixe produzido no Estado, colocando o Estado na vanguarda das pesquisas em recursos pesqueiros

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), conta agora com mais dois equipamentos de última geração para aquicultura no Estado de Alagoas.

Localizado no município alagoano de Porto Real do Colégio, o Ceraqua passa a contar com nova tecnologia que se soma aos equipamentos já existentes nos laboratório de nutrição, bromatologia, limnologia, patologia, genética e biotecnologia do centro tecnológico.

Os equipamentos, um cromatógrafo gasoso e um cromatógrafo líquido, os únicos em Alagoas e entre os poucos no Brasil aplicados à aquicultura, possibilitarão melhorar a qualidade do filé de peixe produzido no Estado, colocando Alagoas na vanguarda das pesquisas em aquicultura e recursos pesqueiros.

Segundo a professora Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB/Ufal) e uma das pesquisadoras que desenvolvem trabalhos científicos no Ceraqua São Francisco, esses equipamentos serão utilizados para monitorar as condições fisiológicas dos peixes cultivados no centro tecnológico e dos capturados no rio São Francisco e seus afluentes.

Com um maior controle sobre o desenvolvimento dos animais e das rações ofertadas, poderemos produzir peixes com maior qualidade nutricional e os piscicultores empresariais e familiares que absorverem essa tecnologia serão os principais beneficiados, pois terão um animal com menor teor de gordura e maior rendimento do filé”, explicou.

A professora Denise Pinheiro destacou que o menor teor de gordura poderá ser um diferencial para o produtor, que estará produzindo peixes com maior concentração de nutrientes específicos, a exemplo dos aminoácidos e ácidos graxos. “Quando uma pessoa se alimenta regularmente com peixe que possui maior concentração desses nutrientes, essa dieta colabora, por exemplo, com a redução do risco de problemas cardiovasculares. Isso pode ser um diferencial a ser explorado pelo produtor”, acrescentou.

Para o correto manuseio do cromatógrafo gasoso e do cromatógrafo líquido, professora Denise Pinheiro (IQB/Ufal) e o médico veterinário Matheus Félix (Codevasf) participaram de treinamento oferecido pela empresa fornecedora dos equipamentos.

O treinamento consistiu, entre outras atividades, no preparo de reagentes, no repasse de orientações sobre o funcionamento dos equipamentos e no exame de amostras de ração e de filé de peixes. Também estão sendo formulados padrões que servirão de parâmetro para análise da ração e dos pescados produzidos no Ceraqua São Francisco ou capturados no rio São Francisco e em seus afluentes.

Ceraqua São Francisco é referência em recursos pesqueiros

Inaugurado em março de 2010, o Ceraqua São Francisco foi projetado para atuar como centro de referência e difusor de tecnologia em aquicultura e recursos pesqueiros. O centro possui gestão pública inovadora, ao reunir cinco instituições governamentais para sua gestão compartilhada: Codevasf, Governo do Estado de Alagoas, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ufal e Embrapa.

O centro também está inserido nas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tendo como uma de suas missões a recomposição da ictiofauna da região, produzindo também espécies ameaçadas de extinção, como o surubim. Para isso, realiza pesquisas e produz tecnologia como a de repovoamento de bacias hidrográficas, com os peixamentos no rio São Francisco, em seus afluentes e em lagoas marginais.

Além disso, o Ceraqua São Francisco trabalha para fomentar a atividade de piscicultura intensiva e empresarial no Baixo São Francisco alagoano como alternativa de desenvolvimento econômico. Para isso, suas ações dão ênfase ao piscicultor em nível da produção familiar e à iniciativa privada.

Na área científica e tecnológica, o centro consolida-se como espaço de formação de recursos humanos de ponta, com aulas práticas e teóricas para estudantes de instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Ufal, com os cursos de Engenharia de Pesca e Bacharelado em Química. O Encontro Técnico-científico realizado anualmente também fortalece o centro como difusor de conhecimento a partir da reunião de técnicos e pesquisadores que desenvolvem atividades na unidade.

Para transformar a antiga Estação de Piscicultura de Itiúba da Codevasf em um dos mais modernos centros tecnológicos e científicos em aquicultura do Brasil, foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões pelo Governo Federal, por meio da Codevasf e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Alagoas Mais Peixe apoia piscicultura em barragens comunitárias

Outra iniciativa para fomentar a piscicultura nas barragens comunitárias e açudes de uso coletivo é o Programa Alagoas Mais Peixe, coordenado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Por meio desse programa, também serão incluídos tanques-rede nas barragens usadas para irrigação da cana-de-açúcar. “Isso não atrapalha a irrigação. Pelo contrário, a água se torna mais fértil para a cana. E outro motivo é porque daqui a pouco tempo, quando a queima da cana for totalmente proibida, o corte será mecanizado e muitos trabalhadores poderão ficar desempregados, tendo a piscicultura como uma atividade para inclusão e geração de renda”, resumiu o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.

Segundo ele, o setor canavieiro já foi sensibilizado e é parceiro do Programa Alagoas Mais Peixe, além da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

De acordo com Maruta, um levantamento a respeito do potencial das maiores barragens do Estado, organizado pela Diretoria de Irrigação da Seagri, aponta que, juntas, elas somam cerca de 4 mil hectares de lâmina d’água e podem produzir até 36 mil toneladas de peixe em tanques-rede.

“Com a efetivação das ações do Alagoas Mais Peixe, que incluem a cessão de 720 tanques rede, 250 toneladas de ração, 120 mil alevinos, oxímetros, kits de análise de água, ferramentas, capacitação, assistência técnica específica e apoio à comercialização, espera-se incentivar a piscicultura no Estado”, citou Edson Maruta.

Ascom/Codevasf

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...