Força Verde apreende redes e peixes usados em pesca predatória na Represa Capivara

O Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde apreendeu 2.200 metros de rede para pesca e 63 quilos de peixe no último fim de semana. A apreensão é resultado de uma fiscalização realizada pela equipe de Policiamento Aquático nos rios Tibagi e Taquara do Reino, abrangendo as cidades de Primeiro de Maio, Ibiporã e outros municípios da região, onde fica situada a Represa Capivara.

De acordo com o capitão Hilberaldi Correia de Lima, Comandante da 2ª Companhia Ambiental da Força Verde, a pesca predatória foi um dos motivos da autuação. “Os pescadores agiam na região de forma ilegal, utilizando redes com malhas finas e, consequentemente, capturando peixes com tamanho inferior ao indicado para consumo, interferindo no seu ciclo reprodutivo”, disse.

Por isso, os pescadores em desacordo com a legislação ambiental foram autuados e responderão a procedimento administrativo, que soma um total de R$ 5 mil em multa, além de responderem termo circunstanciado pelo crime. Porém, mais do que punir é preciso conscientizar, afirma Hilberaldi, ressaltando a importância da denúncia.

Graças à população, que buscou na Força Verde ajuda para combater a pesca predatória, é que os agentes da Polícia Ambiental atuam pontualmente no problema, beneficiando não só o meio ambiente, mas a sociedade, que pode usufruir de rios limpos e com uma população de peixes adequada aos aspectos legais e ambientais”, enfatizou o capitão.

Fiscalização – A Polícia Ambiental tem intensificado a fiscalização aquática, que acontece a cada 10 dias na região da Represa Capivara, para diminuir a prática da pesca predatória e, de acordo com o Capitão Hilberaldi, essas medidas auxiliam no equilíbrio natural da biodiversidade das bacias hidrográficas.

“Os peixes apreendidos foram doados, de acordo com a legislação, para instituições escolares e militares da região, contribuindo com a população local. Já as redes serão desmanchadas e destinadas à reciclagem, também de acordo com regras que beneficiam o meio ambiente”, frisou o capitão, ao destacar a função social da apreensão dos materiais.

O telefone da Força Verde para denúncias é o 0800 – 643 03 04. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora, sem a necessidade de identificação. A equipe mais próxima do local será encaminhada à região para verificar o caso.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...