Greenpeace contra sushi do peixe

Como forma de envolver a sociedade na conservação do atum-azul, a organização não governamental Greenpeace lançará ainda este ano campanha contra o sushi feito do peixe, ameaçado de extinção. “Se você for numa temakeria, pergunte de que é feito o sushi. Se for de atum-azul ou de salmão, recuse”, orienta a coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace, Leandra Gonçalves. Temakeria é o nome dado a fast-food japonês.

Além do atum-azul, integram a lista elaborada pela ONG outras 14 espécies. “São animais ameaçados de extinção ou alvo de pesca predatória”, explica a bióloga. Entre elas estão o tubarão, o mero e o camarão. “Ao se capturar o atum e o tubarão mata-se tartarugas e aves marinhas. Já as fazendas de camarão são altamente impactantes, pois destroem os mangues e jogam dejetos nos estuários.”

A situação do estoque de atum-azul no Mediterrâneo, na opinião do Greenpeace, comprova que a Iccat se tornou um órgão de governança falido, que precisa retomar a liderança política de proteção da espécie. Se a reunião de Porto de Galinhas não resultar na suspensão do pescado da espécie, a ONG pretende também recorrer à Cites.

Laura Gonçalves informa que apenas poucos restaurantes no Brasil, a exemplo do Sakamoto, em São Paulo, dispõem no cardápio do atum-azul, considerado o peixe ideal para o sushi, pela cor, sabor e espessura do filé. “No lugar de atum-azul, as temakerias têm vendido sushi de salmão, que também é vermelho, cultivado no Chile, onde as fazendas causam sérios impactos ao meio ambiente”, alerta.

A criação de salmão é feita em tanques-rede. “Uma fazenda de peixes típica pode contar com até uma dúzia de cercados com cerca de 15 mil peixes cada.”

A ONG denuncia ainda que na costa chilena, baleias-orca, golfinhos, focas e leões-marinhos que antes frequentavam os estuários, agora são mortos ao se aproximar dos tanques-rede. Os animais ficam presos, morrem de fome ou são repelidos por aparelhos inventados por fazendeiros de salmão para proteger sua criação.

Do Jornal do Commercio

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...