Ifes campus Piúma abre vagas nas áreas de pesca e aquicultura com ajuda do MPA

Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado dos Cursos Técnicos Integrados com o ensino médio em Aquicultura e Pesca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma. Ao todo, serão 160 vagas.

O Ministério da Pesca investiu mais de R$9,6 milhões na construção e estruturação do Centro Tecnológico de Aquicultura e Pesca da Ifes. A demanda pela escola de pesca atende a necessidade dos filhos de pescadores que abandonavam as aulas para trabalhar com os pais. “Assim, viu-se a necessidade de formar esses pescadores para atuar na atividade que já fazia parte da rotina da população local”, disse o Superintendente de Pesca e Aquicultura do Espírito Santo, Cledson de Sousa Felippe.

A área de abrangência do campus Piúma compreende a região da costa sul do Estado, integrando Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. De acordo com dados do Departamento Estadual de Estatística do Espírito Santo, esses municípios representam aproximadamente 40% do total de pescadores do Estado, concentram mais de 50% das embarcações de pesca artesanal e respondem por 60% da produção anual de pescado do Estado.

De acordo com o Superintendente, o pleno funcionamento do Ifes Piúma, colocará o Espírito Santo em uma posição de vanguarda nacional na base de novos sistemas de produção. “E o mais importante é que sejam ecologicamente sustentáveis, visto a potencialidade existente e uma ampla plataforma de linhas de pesquisa”, complementa Cledson de Sousa.

O superintendente da Pesca e Aquicultura disse ainda que a preocupação maior está em resolver os problemas estruturais da pesca capixaba como infra estrutura e logística, recursos humanos e frota. “Quando equacionarmos tais problemas certamente teremos o setor mais eficiente e com menores custos operacionais. Para isso, o Espírito Santo está no caminho certo, pois com os técnicos em pesca no mercado, teremos mão de obra qualificada para criarmos um novo modelo de desenvolvimento pesqueiro” finaliza o superintendente.

Os candidatos poderão realizar inscrição via Internet no sítio www.ifes.edu.br ou por meio da ficha de inscrição que o candidato deverá retirar em qualquer campus do Instituto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 51 e o prazo é até o dia 18 de outubro.A prova será aplicada no dia 5 de dezembro e o resultado final será divulgado no dia 20.

Aquicultura – Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

Pesca – Auxilia no planejamento e na execução de atividades relacionadas à pesca, operações de embarque e desembarque. Auxilia na condução da embarcação à área de pesca, utilizando procedimentos de armação. Constrói e mantém apetrechos de pesca (como redes de pesca, iscas, armadilhas, anzóis). Realiza procedimentos de beneficiamento do pescado nas embarcações. Opera equipamentos como radares, bússolas, GPS, barômetros.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...