Ministro da Pesca inaugura escola de processamento de pescado que será referência para o Brasil

O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, estará nesta sexta-feira, 21/05, em Monte Aprazível, São Paulo, onde inaugura centro de educação tecnológica e laboratório de processamento de pescado. O ato inicia às 9h na Câmara Municipal local, e a inauguração acontece às 11h30min. A escola tem várias especialidades de formação técnica e uma de suas prioridades é a formação de filhos de pescadores e piscicultores do interior paulista. Por suas características e estrutura, a escola pretende ser uma referência na produção e no processamento do pescado.

A escola vai ter laboratório de análise de água, fábrica de ração, tanques escavados de engorda de pescado e estrutura de beneficiamento. Inicialmente o curso de Aqüicultura e Processaemento de Pescado deverá receber turmas que juntas somarão 60 alunos. O objetivo principal é formar profissionais para desenvolver a piscicultura, bem como promover a inserção do pescado na merenda escolar. Outra meta é preparar técnicos para todas as etapas do processo produtivo do pescado.

O Centro de Educação Tecnológica Chopin Tavares de Lima é resultado de um projeto coordenado pela Associação de Aquicultores de Monte Aprazível e Região (Aquamar). Inicialmente com recursos do MEC, o centro foi se estruturando nos últimos anos para formar profissionais em várias áreas do mercado, entre elas a pesca e a aquicultura. Em 2005, o Ministério da Pesca liberou R$625 mil para a implantação do laboratório de processamento do pescado, que agora passa a se incorporar à estrutura.

LABORATÓRIO

O Laboratório de Processamento está pronto para iniciar sua operação, estando instalados os equipamentos para linha de processamento do filé. O processamento inicial será de 2 toneladas/dia, com capacidade de chegar a 6 toneladas/dia. A produção inicial será distribuída regionalmente. Em meados de 2011 está previsto o processamento de alimentos como; hambúrguers, kibes e nuggets de tilápia.

O foco principal da produção será para atender as Escolas na merenda escolar.

O funcionamento do Laboratório de Processamento possibilitará a reativação dos viveiros escavados aprovados que se encontram desativados, incentivando também a produção de outras espécies como: Tambacu; Piau; Pirapitinga e Pacu. A produção será direcionada para processamento no laboratório, possibilitando a geração de novos empregos diretos e indiretos na região.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...