Ministro da Pesca palestra na Fiesc sobre o Aquapescabrasil e anuncia novos dados estatísticos da produção de pescado em Santa Catarina

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, participou de reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em Florianópolis no último dia 20/08, lançando a Feira Internacional Aquapescabrasil, que será realizada entre 18 e 20/11 em Itajaí (SC). No mesmo ato, o ministro anunciou os novos dados estatísticos da produção nacional de pescado, de acordo com os quais o Brasil chegou a 1.240 mil toneladas de pescado em 2009, um aumento de 15.5% nos últimos dois anos. Santa Catarina manteve-se em primeiro lugar nacional, com 207 mil toneladas.

A reunião contou com 120 empresários e lideranças da economia catarinense. O presidente da Fiesc, Alcântaro Correa, destacou o trabalho do Ministério da Pesca no Estado, seja pelos investimentos seja pelos resultados obtidos. “O trabalho que este ministério vem fazendo demonstra o acerto do Presidente da República ao criar esta pasta e dar estrutura e atenção a um setor muito importante para a nossa economia”, disse Alcântaro.

FEIRA

O Aquapescabrasil pretende apresentar novidades em produtos e serviços para o setor pesqueiro e aquícola. O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aqüicultura e da Prefeitura Municipal de Itajaí.

É um evento de suma importância para o setor porque vai reunir em um mesmo espaço, tecnologia, conhecimento e tendências na indústria do pescado, bem como apontar desafios para que a pesca e a aqüicultura se desenvolvam ainda mais em nosso país”, ressalta o ministro. “E nada melhor do que Itajaí, maior pólo pesqueiro do Brasil, ser a sede do Aquapescabrasil, que sem dúvida nenhuma será um sucesso”, afirma Gregolin.

Durante a feira, haverá palestras, cursos de capacitação e debates com participantes nacionais e internacionais, dirigidos a empresários e profissionais relacionados aos setores. Em um ambiente específico será feita a apresentação de produtos, serviços e linhas de financiamento, exposição de novas tecnologias e equipamentos.

O evento vai atrair investidores nacionais e internacionais. Os organizadores prevêem uma ampliação dos investimentos no setor, especialmente na área da aquicultura, sob a qual estão depositadas as maiores expectativas de aumento na produção e geração de empregos..

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...