MPA Participa do II Salão Nacional dos Territórios Rurais

O Ministério da Pesca e Aquicultura participa do II Salão Nacional dos Territórios Rurais – Territórios da Cidadania em Foco, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília até o dia 25 de março.

Voltado para a articulação de políticas destinadas à promoção de desenvolvimento rural, com enfoque territorial, o evento está sendo promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA/SDT).

Estão participando cerca de duas mil pessoas representantes de Colegiados Territoriais, gestores públicos, parlamentares, lideranças de movimentos sociais rurais, organismos internacionais, universidades, jornalistas, instituições de fomento e pesquisa, integrantes de conselhos nacionais e chefs de cozinha.

No evento estão sendo apresentadas 143 experiências inovadoras dos colegiados territoriais em diversas áreas temáticas como gestão social, protagonismo de pescadores e aquicultores, dinamização econômica, articulação de políticas públicas, sustentabilidade ambiental, comunicação, cultura e segurança alimentar.

O Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio da Política Territorial da Pesca e Aquicultura está atuando desde 2009 em 60 territórios, participa do evento com stand onde estão sendo expostos materiais de divulgação (folderes e vídeos) das suas ações. Além desse espaço, o MPA participa de uma das Oficinas de Políticas Públicas “Inovações Metodológicas para a participação de pescadores e indígenas na estratégia territorial”, representado pela Coordenadora Geral dos Territórios de Aquicultura e Pesca Roseli Andrade, em parceria com a FUNAI e MDA.

Após a solenidade de abertura no dia 22 e em parceria com a Fundação Slow Food para Biodiversidade, foi oferecido o jantar Sabores dos Territórios preparado por chefs de cozinhas nacionais, cujos pratos foram elaborados com alimentos advindos dos territórios. Destacou-se na maior parte dos pratos a presença de pescado demonstrando a presença do setor nos territórios rurais.

O MPA faz parte do Programa Territórios da Cidadania criado em 2008 que reúne 22 ministérios e órgão públicos federais articulados com estados e municípios. Com a idéia do diálogo direto entre sociedade civil e governo, seu objetivo é contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, especialmente no meio rural.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...