MS Pesca fechada: falta de Declaração de Estoques dá apreensão do pescado e multa

Campo Grande (MS) – A partir de hoje (05) a pesca está fechada em todos os rios do Estado e da União. Os tipos de pesca permitidos são somente a científica e a pesca de subsistência (manutenção da vida), somente para o ribeirinho, com cota de 03 kg de pescado ou 01 exemplar diariamente.

Ainda, nas Lagoas das Usinas do Rio Paraná (Sérgio Motta, Jupiá, Ilha Solteira,) será permitida a pesca de peixes exóticos, não nativos e híbridos (tucunaré, tilápia, carpa, bagre africano, curvina, entre outros).

Com relação à declaração de estoques, a Resolução IMASUL – 0014/2009 obriga que seja feita até 48 horas após o fechamento da pesca. A partir de hoje (05), a qualquer momento a PMA fará a conferência dos estoques e durante todo o período de “piracema” efetuará a fiscalização dos estoques declarados, com verificação de baixas por vendas e outros motivos.

A PMA estará recebendo os comerciantes para declaração de estoques em todas suas Subunidades do Estado. Em Campo Grande, os comerciantes deverão fazer a declaração à Avenida Mato Grosso S/N, no Parque das Nações Indígenas (Quartel da Polícia Militar Ambiental).

Segundo a PMA, a fiscalização da Declaração de Estoques é importante, pois evita que o comerciante possa adquirir pescado durante a piracema e, consequentemente, se não há para quem vender, as pessoas que praticam pesca predatória não sentirão necessidade de praticá-la.

A PMA alerta que a falta de declaração de estoques sujeita apreensão dos produtos sem origem e até os que tiverem origem, visto que, às vezes, a nota fiscal de produto regular serve para legalizar pescado irregular. Além da apreensão do pescado, as multas podem passar de R$ 100.000,00.

Fonte = Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...