Novo barco da Embrapa Pantanal serve de base para pesquisas em tanques-rede

Até o momento, os experimentos têm sido feitos com cacharas, espécie nativa do Pantanal.

A Embrapa Pantanal acaba de adquirir e reformar um novo barco que serve de base para as pesquisas desenvolvidas com tanques-rede, no chamado bracinho do rio Paraguai, em Corumbá (MS). A embarcação foi adquirida com recursos do MAP (Ministério da Aquicultura e Pesca).

As pesquisas desenvolvidas pelo biólogo Flávio Nascimento buscam viabilizar a piscicultura no Pantanal, com a criação de espécies nativas em tanques-rede. O projeto é financiado pelo Macroprograma 3 da Embrapa, pelo PAC Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa) e pelo ministério.

Até o momento, os experimentos têm sido feitos com cacharas, espécie nativa do Pantanal. No ano que vem, quando for renovar a criação, Flávio pretende testar também o pacu (também nativo)

A nova embarcação é fundamental para o desenvolvimento do projeto. O monitoramento da qualidade da água é diário. Equipes de estagiários e reservistas do Exército Brasileiro estão colaborando com a pesquisa, por meio do curso Noções Básicas de Piscicultura em Tanques-Rede no Pantanal.

Eles fizeram a parte teórica e agora estão aprendendo, na prática, como funciona a criação de peixes no rio. São 16 soldados, que se revezam semanalmente em grupos de quatro. Todos vão receber certificados no final do curso, comprovando que estão aptos a trabalhar com piscicultura.

O barco reformado custou cerca de R$ 40 mil e é para uso exclusivo em serviço. Nele podem dormir até seis pessoas. Há gerador de energia, geladeira a gás, banheiro com chuveiro, água tratada, caixa d’água e cozinha, além de vigilância constante.

“Nós fizemos um orçamento para montar uma base flutuante no local. Mas com apenas três cômodos, ela custaria R$ 60 mil. A vantagem do barco é que ele é uma base móvel e pode ser usado inclusive na despesca”, explicou o pesquisador da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A despesca é a retirada dos peixes dos tanques-rede. Ela deve ocorrer antes do fenômeno natural conhecido como decoada, quando há mortandade de peixes devido a alterações nas características da água, como falta de oxigênio e elevação de gás carbônico. Neste ano, os peixes foram retirados em março.

Uma vez por mês, Flávio e os participantes do curso fazem a biometria dos peixes, que é a pesagem para poder calcular a quantidade ideal de ração a ser servida. Nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, as estagiárias Michele Ravanelli, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal), e Kelly Rondon, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aprenderam a medir o PH e o nível de oxigênio da água, bem como a transparência.

Michele disse que é muito importante participar desse treinamento porque a Iagro trabalha com a fiscalização da produção animal. “Para fiscalizar, temos que saber como funciona”, explicou.

O pescador profissional Lúcio Mauro Vilagra de Almeida tem acompanhado as ações do pesquisador e está aprendendo a calcular a quantidade de ração para cada fase da criação.

Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...