Peixes importados do Vietnã geram crise em Massaranduba

Produtores de peixes da região estão preocupados com a queda nas vendas, que teve uma redução de 80% nos últimos três meses.

Conforme a Apisma (Associação de Piscicultores de Massaranduba), a crise no setor se estabeleceu depois de um acordo comercial entre o governo federal e o Vietnã firmado em 2009, possibilitando a importação do pescado produzido naquele país. Os pangasius, conhecidos como “panga”, são comercializados por menos da metade do preço, já que a produção do peixe utiliza mão de obra barata. O produto vietnamita concorre com os pescados linguado, garoupa, bagre e tilápias. Enquanto um quilo de filé de peixe da produção local custa R$ 16, o importado vale R$ 4.

Segundo o presidente da Apisma, Vilmar Rossi, as condições atuais do mercado da piscicultura podem inviabilizar a atividade econômica. “Isso vai comprometer a cadeia produtiva dos peixes, insumos, equipamentos e emprego”, enfatiza. Para se ter ideia, mais de 50 famílias no município sobrevivem somente do cultivo de peixes. Os principais compradores são Paraná e São Paulo. “Está sobrando peixe”, completa.

Por que o governo federal doou 25 máquinas para o Estado, criou o Ministério da Pesca, disponibilizou créditos para os agricultores e ao mesmo tempo abriu as fronteiras para o Vietnã?”, questiona. Rossi continua: “O que levamos 15 anos para construir (tempo que a piscicultura é fomentada na cidade) estão destruindo nesses três meses”, critica.

www.ocorreiodopovo.com.br

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...