Piauí ganha centro de referência em pesca

O governador Wellington Dias e o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, inauguraram no início da tarde dessa terça-feira, 23, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba, construído na praia Pedra do Sal, em Parnaíba (Ceraqua). O Centro, construído em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), exigiu um investimento superior a R$ 5,6 milhões.

A proposta do Ceraqua é se transformar em centro gerador e difusor de tecnologias de produção em aquicultura e pesca, envolvendo a carcinicultura, ostricultura, piscicultura e estuarinos e a pesca artesanal. Ele é dotado de infraestrutura para promover a capacitação técnica e gerencial de recursos humanos e para fornecer suporte técnico ao planejamento, implantação e operação de projetos voltados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de maricultura e de pesca artesanal litorânea no Vale do Parnaiba.

O superintendente da Codevasf no Piauí, Guilherme Almeida de Oliveira, lembrou, na solenidade de inauguração, que o Centro é resultado da visão de futuro do governador Wellington Dias que, em 2002, quando ainda era deputado federal, colocou no orçamento a primeira emenda parlamentar para o início da obra. Ele aproveitou para pedir ao ministro a transformação do Ceraqua em centro nacional de aquicultura, justificando que no Brasil não existe outro igual.

O diretor do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Luís Carlos Everton, que já foi diretor da Codevasf, garantiu que o banco dispõe de recursos para financiamento de pesquisas na região e que tem condições de apoiar o Centro. Segundo ele, o governo montou uma grande estrutura para o desenvolvimento da pesca na região, onde a atividade da aquicultura é muito forte. Já o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, reconheceu, em seu discurso, que o governador Wellington Dias tem apoiado todas as iniciativas da região.

O vice-governador Wilson Martins, que foi secretário do Desenvolvimento Rural no primeiro mandato do governador Wellington Dias, lembrou as dificuldades iniciais para a construção do Centro. “Dou aqui o meu testemunho de que o governador Wellington Dias não mediu esforços para concluir esta obra. Estamos construindo a verdadeira independência do Piauí com tecnologia de ponta”, conclui.

Para o governador Wellington Dias, o Centro é uma obra emblemática, por tudo que representa, e destacou que o governo vem realizando um conjunto de ações na região para garantir o desenvolvimento do setor. “O Piauí será a cabeça da pesca regional, porque dispõe de infraestrutura”, garante.

Ele citou que o governo já desenvolve ações no setor pesqueiro em outras regiões do Estado, citando os projetos das barragens de Bocaina e de Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé. “Em tudo isso, vejo geração de atividade econômica para pequenos, médios e grandes”.

Wellington Dias assegurou que o Porto de Luís Correia, cujas obras foram retomadas em seu governo, será concluída ainda este ano e que o presidente Luís Inácio Lula da Silva vai restaurar a ferrovia Teresina-Luís Correia.

CCom

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...