Projeto de piscicultura de Codó está em dificuldades

Espécies como tilápia, salmão, truta, ostras e pacus já estão sendo criadas em cativeiro e vendidas comercialmente

O criadouro de peixes mantido pela Associação dos Pequenos Produtores do Fomento de Codó está em crise. A produção já não é tão rentável como antes. O negócio não é mais lucrativo, e os criadores estão tendo prejuízos.

O laboratório, que chegou a produzir 150 mil alevinos, perdeu a utilidade e está fechado por falta de insumos. Apenas uma dose do material usado para reprodução assistida custa mais de R$ 1 mil. A compra do material é inviável, no momento, para os criadores.

A associação mantém atualmente 18 sócios, entre piscicultores iniciantes (agricultores na essência) que viram a renda de suas famílias ser modificada rapidamente. No auge da produção, eles chegaram a vender até R$ 14 mil em um único dia. Mas isso foi há muito tempo.

O maior apoio para manter o empreendimento era concedido pelo poder público municipal. A ajuda ainda existe, mas, segundo explicou o criador Raimundo Gomes da Silva, não é suficiente para manter o negócio. O Município paga dois vigias para a área e a energia elétrica. Parte da ajuda foi cancelada.

“Nós tínhamos um técnico que trabalhava conosco, que fazia a desova. Ele era pago pela Prefeitura de Codó e foi dispensado. Era apoio técnico. Sem ele, o processo se torna mais difícil. Estamos esperando esse apoio para nós podermos continuar”, afirmou Raimundo da Silva.

Comércio – A venda do peixe é escassa, atualmente. Os piscicultores só conseguem vender quando eles compram alevinos para aguardar o crescimento. Os últimos estão em um dos tanques. Por causa disso, o rendimento caiu mais de 80%, e sem o dinheiro que o negócio rendia anteriormente não dá para revitalizar o projeto. Para o piscicultor Vicente Borges dos Santos o negócio tem piorado a cada dia.

“Ficou muito ruim, mas nós estamos esperando os políticos. Com fé, eles vão nos ajudar. Só com o nosso trabalho fica tudo difícil. Não dá para resolver nada. É devagar mesmo”, declarou Vicente dos Santos.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Fomento de Codó, Maria de Jesus da Cruz Pereira, resumiu tudo na falta de recursos financeiros. Ela não vê como mudar a situação sem a ajuda do poder público. A líder teve alguns encontros com a atual administração e se mostrou animada com as novas possibilidades.

“Estamos passando por essa dificuldade, mas com fé em Deus a gente vai conseguir mudar o quadro do criadouro. O nosso objetivo é crescer e desenvolver o trabalho para mostrar que aqui na cidade de Codó tem um projeto muito bonito. Só precisamos que nossos políticos, governantes e parceiros queiram nos ajudar”, ressaltou Maria Pereira.

Cultura – A piscicultura é uma das áreas da aqüicultura cujo objetivo é a criação de peixes, plantas e moluscos. Existe também uma ciência específica para o mar, chamada de maricultura.

Além de ser uma excelente fonte de renda para os criadores, é uma alternativa para a pesca comercial, pois não causa grandes impactos ambientais. Em ambientes controlados como em lagos de piscicultura, não há impacto algum sobre o meio ambiente.

Infelizmente, ainda há a matança indiscriminadas de espécies. Para contornar este problema, a criação de peixes em cativeiro para consumo e venda está crescendo bastante no país. Espécies como tilápia, salmão, truta, ostras e pacus já estão sendo criadas em cativeiro e vendidas comercialmente.

Tipos

– Extensiva: Esta modalidade é praticada em lagos, represas e açudes que não foram criados para tal função. Conseqüentemente, a produtividade é reduzida.

– Semi-intensiva: Criação de peixes em locais como viveiros e barragens nos quais o criador fez algumas alterações para aumentar a produtividade e renda.

– Intensiva: Este é um tipo de criação que visa à melhoria do lucro. Para isso, os viveiros são projetados para atingir o máximo de produtividade.

Fonte: O Estado do Maranhão

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...