Projeto destacará país na pesca do atum

Cinco barcos já operam na costa potiguar, e o sexto sai do porto de Natal nos próximos dias com os pescadores formados pelo Senai

Os primeiros alunos formados pelo Projeto Atum Brasil/Japão, no Rio Grande do Norte, receberam os diplomas ontem, marcando o primeiro grande passo para que o Brasil ocupe um lugar de destaque na pesca do atum, disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo. A Fiern é parceira no projeto.

Os 31 novos profissionais formados pelo Senai, com instrutores japoneses, vão trabalhar em embarcações arrendadas pela empresa potiguar Atlântico Tuna. “É o início de uma caminhada que trará benefícios não só para vocês, pescadores, mas principalmente para a economia do Rio Grande do Norte”, destacou Azevedo, na Casa da Indústria. Ele e o diretor regional do Senai-RN, Rodrigo Mello, entregaram os certificados.

O diretor-presidente da Atlântico Tuna, Gabriel Calzavara, disse que os alunos eram “sementes de uma árvore que vai gerar bons frutos”. Sua empresa já tem experiência na pesca do atum e agora vai trabalhar com tecnologia internacional. Gabriel Calzavara afirmou que o Brasil vive hoje um momento de mudança na pesca oceânica. “Estamos nos preparando para competir com países tradicionais, e o Brasil precisa ser protagonista deste cenário”, comentou Calzavara. O orador da turma, Emerson Luiz, surpreendeu os convidados fazendo um agradecimento em japonês: “Estamos realizando um sonho, e vamos aproveitar esta oportunidade para demonstrar a nossa capacidade de trabalho”.

A formatura foi prestigiada pelo conselheiro de pesca do Japão, Masaaki Nakamura, que veio ao Brasil especialmente para o evento. Ele disse que o governo do seu país dará total apoio na capacitação do pessoal que vai integrar os 16 navios japoneses destinados à pesca do atum no Estado. Cinco barcos já operam na costa potiguar, e o sexto sai do porto de Natal nos próximos dias com os pescadores formados pelo Senai. De acordo com Rodrigo Mello, a expectativa é treinar pelo menos 400 trabalhadores em dois anos, atendendo à demanda de mercado.

Um centro de capacitação de pesca oceânica será construído no município de Santa Cruz, sob o comando do Senai, com simulador de operação de barcos cedido pelo governo japonês para reproduzir as adversas condições no mar.

Tribuna do Norte

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...