Reunião define Consórcio Nacional da Pesca e Aquicultura

O setor da pesca e aquicultura cresce cada vez mais no país e podemos afirmar que esse é o segmento da agropecuária brasileira que vai colocar o Brasil entre os primeiros dos grandes produtores de pescado”, assim o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, iniciou sua participação na abertura da reunião do Comitê de estabelecimento do Consórcio Nacional da Pesca e Aquicultura no último dia 06 na sede da Embrapa, em Brasília.

O objetivo do consórcio é apoiar e financiar ações de pesquisa em pesca e aquicultura no país e estabelecer todas as regras de funcionamento do consórcio, como as fontes de recursos, as normas de financiamento, o perfil das instituições participantes, as instâncias deliberativas, as estratégias e as normas de operação.

T também esteve presente na reunião o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, que preocupado com o que considera o principal desafio do consórcio, o caminho de se fazer uma articulação forte com intuito de gera bons resultados. “O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa é um ótimo modelo a ser seguido. Apesar de hoje contarmos com a Embrapa Pesca e Aquicultura, a maior parte das competências está fora de centro de pesquisa e por isso a necessidade de criarmos o consórcio para unir essas competências e assim valorizar as pessoas envolvidas e fazer com elas façam parte direta do processo”, relata Arraes.

Durante a abertura, o diretor da Embrapa, Kepler Euclides Filho, falou da importância de se formar um grupo de trabalho específico para apontar as necessidades de pesquisas atuais com visão de futuro. O diretor ressaltou ainda que é preciso fazer o coletivo sem perder as individualidades e não priorizar somente a produção como o processamento e agregação de valores.

A reunião contou com a participação também do chefe geral da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, Carlos Magno, e de profissionais da Embrapa e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...