Rondônia recebe recursos e investe na produção de tambaqui e pirarucu

Considerado um dos estados brasileiros com maiores potenciais para o crescimento da produção de pescado no Brasil, Rondônia recebeu, no último dia 02/05, importantes investimentos do Ministério da Pesca para desenvolver e estimular a produção de peixes na região dos municípios de Alta Floresta D’Oeste e Rolim de Moura. A conclusão de um frigorífico com capacidade de abate de 5 mil kg/dia e a entrega de uma escavadeira hidráulica para a abertura de tanques foram anunciadas aos dois municípios pelo ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin.

Alta Floresta D’Oeste recebeu uma escavadeira hidráulica – a maior do gênero no Brasil – para a abertura de tanques para a produção de peixes que têm grande mercado como o tambaqui e o pirarucu. A máquina foi entregue à prefeitura municipal que passa a administrar o equipamento, previsto para beneficiar 300 produtores de pescado da região e outros 700 produtores indiretamente. “Esta maquina vai nos ajudar muito para investirmos forte nesta atividade”, destacou o prefeito de Alta Floresta, Daniel Deina. “Hoje já tem muito produtor aqui no nosso município querendo parar com a produção de gado para produzir peixe, porque sabe que pode ter mais lucro”, explicou Deina.

Uma obra que enfrentava dificuldades para ser concluída, o frigorífico de pescado de Rolim de Moura agora começa contar o tempo para ser inaugurado e iniciar o abate dos milhares de pirarucus e tambaquis que a região produz. O Ministério da Pesca liberou nesta semana R$716 mil reais para a conclusão do frigorífico. “Este frigorífico é uma obra estratégica para toda esta região”, salientou o ministro Gregolin, ao lembrar que com ações como esta “Rondônia vai ganhando a condição de ser um dos maiores produtores de pescado do Brasil”.

O Estado de Rondônia aposta muito na produção de pescado. Com águas de excelente qualidade e clima extremamente favorável, os municípios começam a ver o tamanho do potencial que têm para produzir peixes, gerar renda e empregos. Como exemplo maior, a produção de pirarucu em tanques escavados. O peixe chega a 12 quilos em apenas um ano, o que garante um excelente volume de produção por metro cúbico e retorno financeiro ao piscicultor. O pirarucu de Rondônia já está sendo vendido para supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro e também exportados para diversos países da Europa e da Ásia.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...