Seagri instala módulos do Programa Alagoas Mais Peixe

Município de São Brás recebeu um dos módulos do programa nesta terça; Pindorama recebe um módulo na quinta-feira

Pescadores do Povoado Lagoa Comprida, no município de São Brás, foram beneficiados nesta terça-feira (8) com a instalação de um módulo do Programa Alagoas Mais Peixe, que objetiva fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura com uma série de ações, entre elas a criação de peixes em tanques-rede, que devem ser usados de forma comunitária.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Programa Alagoas Mais Peixe pretende dinamizar a cadeia produtiva da piscicultura em Alagoas e dar condições de produção aos agricultores familiares e trabalhadores rurais.

“As ações do Alagoas Mais Peixe irão colaborar para gerar mais emprego e renda no campo, desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura, viabilizar unidades de beneficiamento de pescado e, sem dúvidas, produzir alimento de alta qualidade”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“É determinação do governador Teotonio Vilela que os agricultores familiares com vocação para a atividade ou que morem nas regiões onde há barragens recebam apoio, e é isso o que o Alagoas Mais Peixe vem fazendo”, afirmou.

Parceria garante alternativa na entressafra – Para isso, o governo do Estado firmou parceria com algumas indústrias do setor sucroalcooleiro, que vão ceder suas barragens para instalação de tanques-rede e criação de peixe pelos moradores da região canavieira, muitos deles cortadores de cana que ficam desempregados no período da entressafra.

“O Alagoas Mais Peixe é oriundo do Núcleo de Produção de Alevinos, que foi criado em 2006, e já tem a parceria de seis usinas de cana-de-açúcar, que vão ceder suas barragens para a instalação dos tanques-rede. Essa atividade vai ser uma alternativa para os trabalhadores durante o período de entressafra da cana e quando o corte for totalmente mecanizado”, adiantou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta. “A criação de peixe em tanque-rede não atrapalha em nada a irrigação dos canaviais”, lembrou.

De acordo com o gestor do Alagoas Mais Peixe pela Seagri, Ricardo Nonô, no Povoado Lagoa Comprida, que fica às margens do Rio São Francisco, foram instalados três tanques-rede. “As 20 famílias inseridas no programa também receberam, por meio de uma permissão de uso, balanças, freezer, cordas, oxímetro, boia, um barco e vão receber 5 mil alevinos cedidos pela Codevasf/AL”, citou.

Segundo ele, no total, cada módulo do programa recebe 34 tanques-rede, mas na primeira fase são implantados apenas três. “Após sete meses, serão 12 tanques, e em seguida instalamos os demais”, contou, explicando também que o programa cede ração para os alevinos durante os primeiros sete meses de cultivo. “Depois, o módulo deve se tornar autossustentável”, emendou Ricardo Nonô.

Pindorama – Na próxima quinta-feira (10), outro módulo do Programa Alagoas Mais Peixe será instalado na comunidade Pindorama, que fica entre os municípios de Coruripe e Penedo. O gestor do Alagoas Mais Peixe esclareceu que cada módulo recebe os mesmos itens. “Ao todo, o programa vai disponibilizar 720 tanques-rede e beneficiar diretamente 400 famílias em todo o Estado, principalmente na região canavieira”, afirmou.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...