Setor pesqueiro capixaba se organiza para enfrentar novos desafios do futuro

O estado do Espírito Santo começa a dar importantes passos para a organização do setor da pesca e aquicultura. Atualmente conta com diversos projetos voltados para a consolidação da aquicultura e pesca no estado e estão previstas criações de fóruns e também de organizações de federações. No dia 25 de maio foi criado o Fórum Capixaba para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FOCAP), no Instituto Federal Espírito Santo (IFES), Campus Piúma.

O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Espírito Santo, Cledson de Sousa Felippe, foi eleito coordenador adjunto do FOCAP. “Esta instância coletiva formada é de enorme relevância para a busca da sinergia das políticas públicas, pois a integração é pressuposto do desenvolvimento é fundamental para a eficiência e eficácia dos investimentos realizados no setor pelos diferentes atores sociais e institucionais”, relata Felippe.

Segundo o engenheiro de pesca e Diretor Geral do IFES de Piúma, César Ademar Hermes, eleito como coordenador do FOCAP, cerca de 30 entidades entre representantes do poder público, setor pesqueiro e da sociedade civil participaram do grupo que formou o fórum. “A cada seis meses a plenária irá se reunir para se discutir assuntos ligados a pesca e propor melhorias para o setor. Esse é um trabalho conjunto e irá reunir esforços de todas entidades participantes”, explica César Ademar.

Outro fórum que está sendo criado no estado é o de Secretários Municipais de Pesca e Aquicultura do Estado do Espírito Santo (FOSEMPA-ES). A Secretária de Pesca e Aquicultura do município de Presidente Kennedy, Rossana Costalonga, foi eleita presidente do fórum e pretende discutir com os demais municípios políticas e melhorias para o setor da pesca.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...