Tilápias vêm do sertão para o Mercado do Peixe de Salvador

Tilápias cultivadas em projetos mantidos pela Bahia Pesca, chegam nesta quarta-feira em Salvador para serem comercializadas durante a Semana Santa no Mercado do Peixe, em Água de Meninos.. Os peixes, que vêm do município de Paramirim, na região Sudoeste do Estado, a 742 quilômetros de Salvador, foram criados em tanques-rede, e integram o projeto de Unidade Demonstrativa, presente em 27 municípios do interior do Estado.

A comercialização da tilápia durante a Semana Santa faz parte da programação do I Festival de Tilápía da Bahia, que começou no último dia 24 e vai até o próximo dia 15 de abril, com degustação de variados pratos de tilápias em sete restaurantes de Salvador. O festival é organizado em parceria da Baia Pesca com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Paralelo à comercialização do peixe em Água de Meninos, haverá uma mostra de pratos variados, seguida de degustação

O evento desta quarta-feira vai começar ás sete horas, com apresentação das qualidades da tilápia e a sua aplicabilidade na gastronomia. O objetivo é tornar a tilápia um peixe conhecido no mercado consumidor de Salvador, e, ao mesmo tempo, mostrar o resultado prático dos programas de piscicultura desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia P esca.

Palestra e festins

O I Festival de Tilápia da Bahia prossegue nesta terça-feira com um festim (mini-festival) nos restaurantes Torre de Pizza (Estrada do Coco), na quinta-feira no Jerimum (Pituba), na próxima segunda-feira, 5, no restaurante Ki-Mukeka, (Pituba), dia 7 de abril no Restaurante Mistura (Itapuã), dia 12 no Maria Mata Mouro (Pelourinho) e no dia 14, no Baby Beef (Gamboa).

Já as oficinas e palestras começaram ontem, com uma oficina sobre receitas de tilápia, no Bairro da Paz e prossegue nesta terça-feira, ás nove horas, na sede da Abrasel, no Pelourinho. No mesmo dia haverá uma rodada de negócios envolvendo o trade gastronômico de Salvador, às 17 horas, na Casa do Comércio. As oficinas prosseguem no dia 6, no Bairro da paz, às 15 horas, e no dia 7, às nove e às 15 horas, no Pelourinho.

Bahia Pesca
Assessoria de Comunicação

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...