“Novembro Negro” da EMEF Benedicto Weschenfelder de Osasco é finalista de prêmio nacional de educação

O projeto “Novembro Negro”, desenvolvido na EMEF(Escola Municipal de Ensino Fundamental) Benedicto Weschenfelder, do Jardim Piratininga, é um dos 33 finalistas da 5º Edição do Prêmio Educar para Igualdade Racial, uma iniciativa do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade) em parceria com o Banco Santander, direcionada as escolas públicas e privadas que tem como foco incentivar a cultura colaborativa dentro da temática das questões raciais. O concurso premiará os melhores projetos em torno das práticas de valorização étnico-racial.

O projeto na unidade foi desenvolvido por meio de atividades que buscavam sensibilizar toda comunidade escolar para a valorização da cultura negra. Os trabalhos foram inspirados nos Quilombos como expressão da resistência e afirmação positiva dos valores culturais negros nos dias de hoje.

Por toda escola foram promovidas manifestações artísticas que proporcionaram reflexões críticas da realidade como: leitura de livros (temática afro-brasileira); confecção de trabalhos (maquetes, máscaras, cartazes e gráficos); pintura, recorte e colagem; confecção de bonecos e símbolos africanos (artes); produção de textos; estudo do meio (visita a Casa de Angola); apresentações de danças (Samba de Roda); apresentações de capoeira; leitura de mundo e leitura coletiva de textos africanos (EJA); apresentações de Jograis, entre outros.

Os trabalhos foram desenvolvidos com base em pesquisa de embasamento utilizando a bibliografia afro-brasileira disponível na própria unidade escolar.

Os participantes concorreram em duas categorias: Professor e Escola, com quatro subcategorias cada uma, nas quais serão premiados oito professores, que receberão R$ 5 mil cada, e oito escolas, com R$ 10 mil cada.

Ao todo foram 785 trabalhos inscritos em todo o país, um recorde desta 5ª Edição, representando um aumento de quase 100% em relação à ultima edição nacional, realizada em 2006. Esse aumento, além de revelar maior preocupação dos professores com a promoção da igualdade racial na sala de aula – provocados, sobretudo, pela Lei 10.639, aponta também um crescimento de ações para favorecer a institucionalização de políticas educacionais de promoção da igualdade racial, o que é um dos objetivos do Prêmio Educar e do CEERT.

Os 16 premiados serão anunciados no dia 14 de dezembro deste ano, em atividade realizada pelo CEERT em São Paulo.

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