1,2 mil pessoas participam do 3ª seminário do projeto Osasco 50 Anos

No aniversário da cidade, elas deram um presente a Osasco: ajudaram a continuar planejando o seu futuro

Um verdadeiro sucesso. Assim pode ser classificado o 3º seminário público do projeto Osasco 50 Anos, realizado durante todo o sábado, dia 19 de fevereiro, no Unifieo.

Realizado pela Secretaria de Governo, com apoio de outras pastas, e tendo como coordenador geral o jornalista Roberto Espinosa, o projeto existe há 4 anos e tem como objetivo unir a administração pública e a administração municipal no planejamento de metas que vão fazer com que, ao chegar a seu cinqüentenário, em 2012, Osasco seja a cidade com que a população sonha.

O evento de sábado, que abriu a programação do dia de aniversário da cidade, contou com 1203 pessoas inscritas, que também deram seu presente a Osasco, ajudando a continuar planejando o seu futuro. Elas participaram de debates envolvendo os 9 eixos temáticos do projeto, revisando e atualizando suas metas não só para 2012, mas ainda para mais longo prazo, e que serão reunidas na 3ª edição do livro “O futuro da cidade é planejar a cidade do futuro”, que reúne todas as diretrizes do Osasco 50 Anos.

O seminário foi aberto com um café da manhã, seguido pela exibição de um vídeo, elaborado pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura, retratando os principais avanços de Osasco nos últimos 6 anos. Após a composição da mesa, o secretário de Governo, Jorge Lapas, abriu as falas do dia destacando que o aniversário de 49 anos de emancipação político-administrativa de Osasco não poderia ter começado de forma mais adequada. “Não há presente melhor para a cidade do que ver todos reunidos aqui, pensando em seu futuro”, disse.

Ele também falou sobre o resultado final do trabalho. “Osasco vai ter um manual de planejamento urbano legitimado pela sociedade e que qualquer um que vier a administrar a cidade vai ter que respeitar. É um trabalho para as gerações futuras”, completou.

Já o coordenador do projeto afirmou que Osasco faz um esforço inédito de planejamento. “Outras cidades também se preocupam com o planejamento, mas só técnico. Aqui, ele também é político e social, realizado em conjunto com a sociedade. Esse é o nosso diferencial e tem servido de referência para outras prefeituras”, explicou.

Também presente ao evento, o superintendente executivo do Banco Bradesco, Antranik Haroutiounian, classificou o seminário como um importante instrumento de inclusão social e digital e anunciou mais uma parceria da instituição financeira com Osasco e sua população. “Já mantemos em Osasco nossa sede; o Bradesco Esporte e Educação; e ainda a Fundação Bradesco, que atende alunos da cidade. Agora, estamos doando à prefeitura, para uso em todas as escolas municipais, do mouse visual Bradesco, que vai atender pessoas com deficiências nos membros superiores e funciona com o movimento dos olhos e da boca”, anunciou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, iniciou seu discurso pedindo uma salva de palmas para Osasco. Em seguida, falou sobre o projeto. “Quando lançamos o Osasco 50 Anos, em 2007, não esperávamos que ele pudesse alcançar tanto sucesso. Mas ele superou qualquer expectativa, provando que, quando uma administração se abre ao diálogo, a população não só participa, como tem muito a dizer”.

Outra surpresa, segundo ele, é a responsabilidade com que todos os segmentos sociais vem participando do projeto. “Todos os participantes tiveram a preocupação de propor metas factíveis”, completou, lembrando ainda que não existe história de sucesso sem planejamento.

O prefeito lembrou ainda que Osasco chegou aos 49 anos somando avanços em todos os setores, incluindo desde a conquista da Universidade Federal, que começa a funcionar no próximo dia 14 de março, até a graduação, realizada na noite anterior, de empreendimentos de economia solidária, que transformaram antigos beneficiários do Bolsa Família em micro empreendedores. Outros destaques feitos por ele foi a escolha de Osasco como uma das “cidades olímpicas” do Ministério do Esporte, o que vai garantir investimentos para que o município forme atletas para a disputa das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro; e o avanço da cidade da 24ª colocação em 2005 para a 10ª colocação, em 2010, no ranking nacional do PIB . “Por tudo isso, tenho absoluta certeza de que estamos no caminho certo”, completou.

Após as falas, foram realizados debates para atualização e revisão das metas em cada um de seus eixos temáticos: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental, Educação, Esporte, Inclusão Social e Cidadania, Reforma e Modernização do Estado, Saúde e Segurança Pública e Políticas de Prevenção à Criminalidade Urbana.

Depois, os mediadores de cada um deles apresentaram um breve relato dos itens aprovados em cada plenária e também anunciaram os novos representantes do corpo técnico da prefeitura e da sociedade civil, de cada eixo, para a Comissão de Acompanhamento do projeto.

O encerramento foi feito com as palavras do coordenador geral do projeto, Roberto Espinosa, que destacou o crescimento de 50% no número de participantes em relação ao seminário anterior, realizado em janeiro de 2010; e ainda do presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO), José Geraldo Setter; e do vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury.

Setter destacou a oportunidade, dada pelo projeto, de se pensar o futuro da cidade democraticamente e lembrou que, agora, Osasco entrou em seu último ano antes do cinqüentenário. Já o vice-prefeito ressaltou que o projeto trabalha para transformar Osasco em uma cidade modelo. “Agradeço a contribuição extraordinária dada por todos vocês”, finalizou.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu; o deputado estadual Marcos Martins; os secretários municipais Gelso de Lima (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras e Transportes e Mobilidade Urbana), Paulo Fiorilo (Administração), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Luciano Jurcovich (Cultura), professora Mazé Favarão (Educação); José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano); Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento); Carlos Marx (Meio Ambiente); e Cláudio Chapecó (Esportes); o Ouvidor da prefeitura, José Pedro; o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro; o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; a coordenadora de Promoção da Mulher e da Igualdade Racial, Sônia Rainho; a coordenadora do Orçamento Participativo (OP), Nice Abrantes; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Gilson Menezes, e a diretora de Comunicação Emilia Cordeiro; o secretário de Receita e Rendas de Carapicuíba, Joel Aparecido; o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro, os vereadores Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Valdomiro Ventura e Nelson Matias; a professora doutora Ieda Verreschi, diretora do campus Osasco da Unifesp; o professor Ari Macedo, representando o reitor do Unifieo, Dr Cássio Soares Hungria; o presidente da OAB/Osasco, José Paschoal Filho; e o pastor Reinaldo Motta, presidente do Conselho dos Pastores de Osasco, dentre outras autoridades.

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Auxiliar De Estoque – VIA VAREJO – Osasco, SP

Recepcionar, conferir e armazenar mercadorias comercializadas na empresa, organizando o estoque para facilitar a movimentação dos itens armazenados, auxiliando...
De InfoJobs.com.br - 13 Jan 2015 21:58:40 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco