Nova espécie de peixe encontrada nos Açores

Abadejo cometaInvestigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores identificaram e capturaram três exemplares de uma espécie de peixe (Benthocometes robustus) que, até agora, não estava referenciada no arquipélago.

A presença desta espécie, batizada como Abadejo-cometa, nunca tinha sido confirmada nos mares dos Açores, embora alguns estudos efetuados em 1993 e 1997 tivessem assinalado como “duvidosa” a sua presença.

Segundo o DOP, o fato de esta espécie não ter sido registrada nos mares açorianos anteriormente pode dever-se ao conhecimento limitado que há sobre a fauna dos fundos e à dificuldade em capturar esta espécie de peixe com os métodos de pesca tradicionais.

A descoberta ocorreu durante a campanha científica “Crustáceos”, dirigida aos camarões de profundidade e realizada durante o Verão no âmbito do projeto “Condor”, um dos bancos submarinos utilizados pela investigação marinha.

Esta espécie de peixe pode ser encontrada entre os 200 e os 1600 metros de profundidade e deverá estar associada a comunidades de corais de profundidade. O Abadejo-cometa é aparentemente raro em toda a sua área de distribuição, que abrange o Mediterrâneo, as Canárias e algumas regiões na costa noroeste de África, podendo também ser encontrado nas Caraíbas, na costa americana, no Atlântico Sudoeste e no Brasil.

Fonte = CiênciaHoje

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Encontrado em Valência uma espécie de peixe que viveu há 10 milhões de anos

Investigadores encontraram num “paleo-lago”, localizado numa região valenciana de Bicorp, uma espécie de peixe que viveu nesse meio há dez milhões de anos atrás. Esta investigação foi realizada por Enrique Peñalver, um especialista em insetos fósseis do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME) e por Gaudant Jean, especialista em peixes fósseis do Museu de [...]