Japão disposto a concessões na caça a baleias em troca de pesca comercial

TÓQUIO — O Japão está disposto a reduzir sua cota de caça “científica” das baleias no Antártico em troca de uma autorização de pesca comercial dos cetáceos ao longo de sua costa.

A Agência de Pesca Japonesa informou que vai apresentar este compromisso na próxima reunião da Comissão Baleeiera Internacional (CBI).

No ano passado, na reunião da CBI em Portugal, o Japão ofereceu a redução do programa de pesca no Antártico, mas pediu autorização para caçar 150 pequenas baleias de Minke ao longo de sua costa.

A CBI, que reúne 85 países e deixou a decisão para 2010, impõe uma moratória ilimitada desde 1986 que proscreve a caça comercial da baleia, proibição que a Noruega por exemplo desafia abertamente.

A organização autoriza, com cotas limitadas, a caça em nome da “pesquisa científica”, praticada sobretudo pelo Japão com um objetivo de 1.000 baleias ao ano.

A campanha japonesa no Antártico provoca todos os anos muitas críticas internacionais.

(AFP)

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Investigação encontra irregularidades na pesca de atuns

Mais de um terço do atum de barbatana azul pescado no Mediterrâneo e no leste do Atlântico foi capturado de forma ilegal Uma investigação trouxe à tona uma rede bilionária de comércio ilegal de atum que viola as cotas estabelecidas para o crescente mercado mundial de sushi. O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na [...]