Baleia encalhada em Búzios morre após nova tentativa de resgate

A baleia da espécie Jubarte, que estava encalhada desde segunda-feira (25) na praia de Geribá em Búzios, Região dos Lagos, morreu no início da madrugada de hoje (27). De acordo com o tenente coronel Santos Pinheiro, comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, equipes da prefeitura trabalham neste momento para remover o corpo do animal. Ele informou que, caso não seja possível retirá-lo inteiro da praia, será preciso cortá-lo em pedaços para facilitar a remoção.

Ontem (26), mais uma operação de resgate, com o auxílio de um rebocador cedido pela Petrobras, acabou sem sucesso. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Saad, por se tratar de um animal muito grande e pesado, a operação era muito difícil e as chances de sucesso, muito baixas. O mamífero tinha quase 15 metros de comprimento e pesava cerca de 30 toneladas.

O animal ficou preso em um banco de areia enquanto estava atrás de um cardume de peixes pequenos. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e outros órgãos da prefeitura, além de voluntários, começaram a tentar desencalhá-la, mas não obtiveram sucesso devido ao grande peso do mamífero. Somente este ano, segundo dados do Instituto Baleia Jubarte, sete baleias encalharam no Rio de Janeiro.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...