Roda da Saúde em Osasco aborda sobre Câncer de Próstata em encontro com moradores do Jd. Das Bandeiras

A Secretaria de Saúde realizou mais uma atividade de promoção à saúde. Desta vez, na comunidade do Jardim das Bandeiras, onde o projeto Roda da Saúde debateu o tema câncer de próstata, na última sexta-feira, 5 de novembro.

Neste mês, todos os encontros abordarão abordarão a doença, que acomete principalmente homens entre 40 a 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

No encontro o médico clínico geral Michel Salim Gebara falou sobre cuidados, fatores de risco, prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Segundo ele, vários exames podem identificar a doença, dentre eles o clínico (toque retal) e o de sangue, que mede a dosagem da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA, sigla em inglês). “Após os 45 anos é recomendado que o homem converse com o seu médico para que realize os exames, principalmente o de toque por ser o mais fidedigno, a fim de detectar a doença“, salientou.

Além disso, lembrou que o paciente com câncer de próstata pode não apresentar nenhum sintoma. Mas, dentre os mais comuns, estão dificuldade miccional e freqüência urinária aumentada durante o dia ou à noite, além de dor óssea, sintomas urinários, infecções generalizadas ou insuficiência renal, que podem ocorrer em um estágio mais grave.

Alimentação saudável, atividades físicas e exames precoces são preponderantes na prevenção. Fatores genéticos também devem ser levados em conta, já que um histórico de câncer na família é uma predisposição para se ter a doença.

Para Julieta Guerrieri, enfermeira sanitarista e coordenadora da Roda da Saúde, ensinar a se prevenir e discutir juntos sobre quais são as possibilidades de não adoecer são as principais propostas desta ação. “Saúde não é apenas se cuidar, mas um conjunto de atitudes como a prevenção, alimentação saudável e atividades físicas”, frisou.

Antonio Martins dos Santos, que estava participando pela primeira vez do encontro, achou muito interessante a ação, destacando que as informações transmitidas pelos profissionais de saúde sobre esta enfermidade que acomete o homem foi muito importante para ele. “Muitas vezes o homem não se preocupa como deveria com sua saúde, deixando de procurar os recursos que o município oferece, mesmo na questão da prevenção. Este encontro despertou em mim o interesse de me cuidar melhor e de me prevenir contra doenças”, complementou

Sobre a Roda

O projeto Roda da Saúde faz parte do Programa Osasco Saudável, que visa a expansão da saúde e bem-estar da população osasquense. Ele está presente nos bairros Rochdale, D’Ávila, Padroeira, Bandeiras, Açucará e Helena Maria.

Nas “rodas” há ações de orientação e discussão buscam envolver a comunidade em conversas sobre o que é saúde e fatores que podem interferir nela.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...