Saúde de Osasco promove Capacitação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental em Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio da coordenação de enfermagem do Departamento de Atendimento Secundário (DAS), realizou de 4 a 8 de outubro, capacitação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no auditório do Hospital Municipal Antonio Giglio. O objetivo do curso foi capacitar profissionais da enfermagem para atuação em serviços de psiquiatria e saúde mental.

Em média, participaram do evento 70 pessoas por dia. Na programação constaram palestras com profissionais do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM/ISCMSP) e da própria prefeitura, com temas como “História da Psiquiatria”; “O SUS e a Reforma Psiquiátrica”, ministrados pela enfermeira e especialista em Emergência, Dayane Nogueira Alcântara Alves; “Comunicação Terapêutica”, ”Anotação de Enfermagem” e “Delirium”, ministrados pela enfermeira e especialista em emergência, Adriana Silva Sousa; “Exame Psíquico”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Elza Santos Cyrillo; “Esquizofrenia”, abordado pelo enfermeiro e especialista em Arteterapia, Romário Freitas de Oliveira; “Demências”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Cristiane Sayuri Tamashiro; “Depressão e Suicídio” e “Transtorno Afetivo Bipolar” abordados pela enfermeira e especialista em Administração Hospitalar e em Psiquiatria e Saúde Mental, docente Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Cleide de Carvalho Motta Nery; “Dependência Química”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista no tema, Tânia Fiúza da Silva; “Emergências Psiquiátricas” e “Contenção Mecânica”, ministrados pela enfermeira Adriana Silva Sousa e pelo auxiliar de enfermagem, Anderson Candido dos Santos; “Psicofarmacologia”, ministrado pela médica Maria Carolina Pedalino Pinheiro; “Psiquiatria Infantil”, explanado pela enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Roberta Cristina da Rocha Sudré; e “Espaço Protegido: Experiência de um Serviço de Psiquiatria”, apresentado pela enfermeira, diretora técnica do serviço de saúde do CAISM e especialista em Dependência Química, Josiane Cristina Pedroso da Silva.

Segundo o médico e diretor do DAS Christian Cuellar, esta é a primeira vez na história da saúde mental em Osasco que foi possível unificar todo o departamento e a Secretaria de Saúde para a realização de um evento de capacitação da enfermagem no atendimento de pacientes com comprometimento em sua saúde mental. “Em Osasco e região, atendemos muitos pacientes com problemas mentais, principalmente nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Pronto Socorro da Vila Pestana, onde se atende urgência e emergência”, comentou. Cuellar ainda afirmou que além de habilitar o profissional de enfermagem no manejo com estes pacientes, o curso complementa o currículo e aprimora os conhecimentos para o atendimento especializado em saúde mental.

Mirtes Fabricante, diretora do Departamento de Saúde Pública, responsável pela saúde mental do município, discorreu sobre a importância desta capacitação para levar mais qualidade às unidades de saúde do município.

De acordo com Sarah Rodrigues de Lima, coordenadora de enfermagem do DAS, o treinamento teve o propósito de capacitar tecnicamente e humanizar a assistência de enfermagem prestada aos pacientes. “Recebemos pacientes com transtorno mental em todas as unidades de saúde do município, por isso, a importância deste curso direcionado a todos os departamentos da saúde.

O Pronto Socorro André Sacco, localizado na Vila Pestana, é o único no município que possui atendimento de emergência e urgência psiquiátrico. No local são realizadas por volta de 90 internações mensais e atendidos, em média, 1.200 pacientes que sofrem com problemas mentais todos os meses.

Em Osasco, a rede de atendimento psiquiátrico na saúde pública é completa, pois além do CAPS, que oferece tratamento contínuo aos casos psiquiátricos, o CAPS Infantil (exclusivo para crianças) e com uma emergência psiquiátrica, com funcionamento 24 horas, no Pronto-Socorro da Vila Pestana. O município também conta com o CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas), cujo atendimento é específico para casos de pessoas que precisam de tratamento de alcoolismo ou uso de tóxicos.

Serviços de Psiquiatria em Osasco
CAPS Adulto: Avenida Esporte Clube Corinthians Paulista, 191 – KM 18. Telefone: 3654-3129
CAPS Infantil: Rua José Marques da Silva, 30 – Vila Parado. Telefone: 3692-8812
CAPS-AD: Rua Anhanguera, 348, – Jardim Piratininga. Telefone: 3687-8603
Emergência Psiquiátrica: P.S. André Sacco – Av. Gal. Pedro Pinho, 1.250 – Vila Pestana. Telefone: 3685-0651
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...