Barueri realizou a 4ª Conferência Municipal de Saúde

Barueri decidiu os rumos da sua saúde pública, para os próximos 4 anos, na 4ª Conferência Municipal de Saúde realizada no dia 3 de dezembro, no CAP – Centro de Aperfeiçoamento de Professores, que reuniu cerca de 300 delegados e convidados, representando os usuários, trabalhadores e gestores do sistema de saúde do município.

Os trabalhos tiveram como eixo principal a Intersetorialidade em saúde como prática de gestão, que permite o compartilhamento de decisões entre instituições e diferentes setores do governo que atuam na produção da saúde. O tema remete também ao conceito de rede, que permite articulações, vinculações e relações de parcerias com outras secretarias municipais, na formulação e implementação de políticas públicas que possam ter impacto positivo sobre a saúde da população.

O Secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, abriu oficialmente a Conferência. Ele estava acompanhado, na mesa, do Secretário de Gabinete e Governo, Luiz Roberto Corrêa, que representou o prefeito Rubens Furlan, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanderson César de Almeida, que representou também os membros dos conselhos locais de saúde. O vereador Jânio Gonçalves de Oliveira representou a Câmara Municipal.

Tundisi agradeceu a presença de todos e conclamou-os a planejar e decidir o futuro da saúde no município. “As propostas de vocês servirão como diretriz para uma vida mais digna para a nossa população. É uma mobilização importante para definir os mecanismos de desenvolvimento da saúde em Barueri. E o estímulo que nos é dado pelo Prefeito Furlan, nos incentiva a seguir cada vez mais rumo a uma saúde de primeiro mundo”, disse.

Os trabalhos foram divididos em 6 sub-eixos temáticos que visaram a promoção, proteção e recuperação da saúde com qualidade, abrangendo todos os ciclos de vida das pessoas: atenção à saúde do idoso, da mulher, do homem, da criança e do adolescente, saúde mental e saúde das pessoas com necessidades especiais.

Na plenária, realizada para a conclusão dos trabalhos, foram votadas as propostas discutidas pelos delegados durante todo o dia, escolhidas após a apresentação do relatório final, quando foi definido o pacote de ações que irá orientar a política de saúde pública de Barueri até a próxima conferência em 2014.

Ao final, muitos elogios à organização do evento e também aos serviços de saúde prestados atualmente feitos por membros da Conferência, que foram escolhidos aleatoriamente entre a população, “independente de ideologias políticas”, como destacou um grupo de delegados participantes ligado às entidades não governamentais (Ongs).

Antes da formação das mesas de debates, os delegados assistiram a duas palestras no auditório do CAP: A Intersetorialidade na atenção à saúde do idoso, com o professor doutor Luiz Roberto Ramos, especialista em geriatria da Escola Paulista de Medicina; e na atenção à pessoa com deficiência, com a técnica Maria Luisa dos Santos Pereira, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri