Barueri recebe certificado da USP pela sua participação no projeto Biodiesel Brasil

Desde maio de 2008 o município de Barueri participa como parceiro do programa de produção de biodiesel, desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Por isso, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente recebeu o certificado “Biodiesel em Casa e nas Escolas” pela sua adesão ao importante projeto de preservação ambiental.

No dia 4 de janeiro, terça-feira, o Secretário de Meio Ambiente de Barueri, biólogo Marco Antonio de Oliveira (Bidu), recebeu na sede da secretaria, o diploma das mãos do professor doutor Miguel J. Dabdoub, da USP de Ribeirão Preto, responsável pelas pesquisas do projeto Biodiesel Brasil, que transforma o óleo usado, de frituras, em um combustível alternativo, de natureza renovável, com grandes vantagens sócio-ambientais quando utilizado em motores movidos a diesel.

Coleta
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, através do seu Departamento de Limpeza Urbana, faz a coleta seletiva nos bairros e aproveita para recolher o óleo de fritura. O Secretário Bidu orienta a população para que junte as pequenas quantidades de óleo em garrafas PET simples e coloque-as para o caminhão da coleta seletiva. Aos estabelecimentos comerciais, que produzem grandes volumes, são disponibilizados galões especiais, e técnicos da secretaria orientarão sobre a retirada do recipiente.

Poluição
Este trabalho tem a finalidade de evitar que o óleo de fritura seja lançado na rede de esgoto e que depois chegue aos rios. Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança os rios. Ao entrar em contato com a água o óleo cria uma camada em cima que impede a penetração de luz solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. Vale lembrar que 1 litro de óleo de cozinha usado contamina aproximadamente 1 milhão de litros de água.

Despejado no solo, o óleo pode impermeabilizá-lo e evitar que as águas penetrem, causando enchentes. Ele também pode eliminar gás metano em contato com a luz solar, o que propicia a chuva ácida.

Serviço – Para maiores informações acesse o site www.barueri.sp.gov.br ou ligue 4199-1500, na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri