Temporais já causaram a morte de 30 pessoas nos estados da Região Sudeste

A Defesa Civil do Estado de São Paulo contabiliza nove mortes, 11 feridos, 778 desabrigados, 4.193 desalojados

Cerca de 30 pessoas morreram e mais de 37 mil ficaram desabrigadas (perdeu a casa) ou desalojadas (saiu de casa e foi abrigado por parentes ou amigos) por causa das chuvas que causaram danos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo contabiliza nove mortes, 11 feridos, 778 desabrigados, 4.193 desalojados e 54 municípios afetados pelas enchentes, sendo o de Mauá o único em estado de alerta. Na madrugada de ontem (5), um casal e as duas filhas morreram em Jundiaí, interior do estado, depois que a casa deles desabou. A forte chuva que atingiu a cidade provocou o deslizamento de uma encosta onde ficava a casa da família.

Em Minas Gerais, 14.329 pessoas abandonaram suas moradias, somados desalojados e desabrigados, desde outubro passado. Foram registradas 16 mortes e 45 feridos. De acordo com último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado hoje (6), 170 casas foram destruídas, 4.192 ficaram danificadas, 58 pontes caíram e 294 sofreram pequenas avarias. No total, 97 municípios enfrentam dificuldades por causa dos temporais.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro não registrou hoje nenhum problema grave. Do dia 24 de dezembro até a última terça-feira (4), o órgão contabilizou no estado1.038 desalojados e 328 desabrigados, mas a maioria já voltou para casa. Dez cidades sofreram com os problemas causados pelas chuvas, entre elas Petrópolis, Teresópolis, Campos e Cardoso Moreira.

No Espírito Santo, há 1.555 desabrigados e 3.854 desalojados, em 30 cidades, conforme dados do Ministério da Integração Nacional. Em nove municípios, entre eles São Domingos do Norte e Barra de São Francisco, os moradores já conseguiram retornar às suas casas. O número de mortos chega a cinco. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visita amanhã (7) os municípios de Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu e Itarana para avaliar os danos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a chuva vai continuar na Região Sudeste amanhã (7). O Inmet prevê pancadas de chuva com trovoadas fortes em todo o estado de São Paulo. Em Minas Gerais, a previsão do tempo é de chuva no oeste e sul do estado com possibilidade de chuvas isoladas em outras áreas. No Rio de Janeiro, o céu deve ficar de nublado a claro na maior parte do estado. Na região serrana e no Vale do Paraíba, pode ocorrer chuva com possibilidade de trovoada. Para o Espírito Santo, a previsão é de chuva principalmente no sul e nas cidades serranas capixabas.

Agência Brasil

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Calçadas são alvo de fiscalização da Prefeitura de Cotia

Proprietários devem estar atentos: manutenção do passeio público é uma obrigação do dono do imóvel. A Prefeitura de Cotia está intensificando a fiscalização sobre os passeios públicos da cidade, a fim de garantir a melhoria da paisagem urbana e acessibilidade. “A conservação e adequação das calçadas é um dever dos proprietários dos imóveis. Temos que [...]