Guarda Municipal de Barueri intensifica ações contra o tráfico de drogas

A Secretaria dos Assuntos de Segurança publicou um relatório que revela o perfil das pessoas que foram presas ou apreendidas em Barueri, em virtude do envolvimento com a criminalidade ou devido à prática infracional. O estudo publicado na última semana pelo Núcleo da Qualidade da Guarda fez referência aos três últimos trimestres de 2010.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, 156 indivíduos foram conduzidos aos distritos policiais pela Guarda de Barueri. O envolvimento com o tráfico de entorpecentes foi o principal motivo que fez com que cerca de 40 indivíduos fossem levados à delegacia.

A segunda causa foi o roubo (19,9%), seguido por atos infracionais praticados por menores de idade (16%). Os furtos somaram 12,8% do total de casos encaminhados aos distritos policiais. Porte ilegal de arma de fogo, estelionato, receptação e ameaça praticada contra mulheres, entre outros casos, representaram 26,9% do total de casos levados às delegacias de polícia.

Do total de pessoas levadas para os distritos policiais até o mês de setembro, 93,5% são do sexo masculino, têm entre 18 e 25 anos de idade (46%), são solteiros (75%) e tiveram envolvimento com o tráfico de drogas (24,4%).


Menores infratores

Cerca de 20% do total de pessoas apreendidas pela Guarda têm até 17 anos de idade. A infração penal mais frequente cometida por eles foi o envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes (40%), sendo que a participação em roubos vem logo em seguida (32%). Tentativa de roubo, roubo de veículos e furto, entre outras infrações, representaram 28% do percentual de infrações praticadas por adolescentes.

A pena dos menores de idade é prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. As medidas corretivas dirigidas aos infratores implicam em tratamento por meio da própria família ou na comunidade. Entretanto, a legislação também prevê tratamento mais rigoroso ao adolescente, com aplicação de medidas que podem implicar em privação de liberdade, tendo por base a gravidade do ato infracional praticado.

Serviço

Em caso de urgência, avise a Central de Comunicação da Guarda Municipal de Barueri. Os telefones para o contato são 153, 199 ou 4198-3205. Para outras informações ligue 4199-1400.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Guarda Municipal de Osasco apreende mais 5 mil CDs e DVDs piratas

Ação de combate ao comércio ilegal aconteceu nesta terça-feira no Jardim D´Abril A Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, em ação especial de combate ao comércio ilegal realizada nesta terça-feira, dia 30 de julho, fez mais uma apreensão de grande porte de produtos piratas. Desta vez, foram 5 mil CDs e DVDs sem procedência comprovada, [...]