A QUEDA DE PALOCCI, O ICEBERG E O FIM DO INFERNO.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

Renúncia de Palocci

 

Depois de um longo e tenebroso inverno, o inferno dos problemas com a Internet chega a um fim possível. Digo “possível”, porque a solução encontrada está longe da ideal; mas a alternativa seria ficar mais dias longe da rede e isso, provavelmente, acabaria com a morte do blog.

Voltei “ao ar” após cancelar meu serviço com o Net Vírtua e finalmente conseguir uma Internet 3G que se aproxime da ideia de uma Banda Larga (Já que a “banda Larga” Tim é uma piada). Mesmo assim, o “baque” é sentido com força; já que saí de uma conexão de 12 megas para apenas um mega de velocidade.

Contudo, enquanto a GVT não atende o meu bairro, ficarei montado na minha carroça e fazendo o possível para não deixar você, leitor, na mão.

Depois desse recado, vamos tratar do que interessa e refletir sobre a queda de Palocci e o que está por trás desse verdadeiro “déjà vu” em matéria de trapalhadas, falta de ética e cara-de-pau.

A “renúncia” (coloco assim porque sabemos que ele foi defenestrado pelo próprio PT) de Palocci é mais uma peça de ficção a se juntar à sinistra atuação desse senhor que, desde os tempos de Lula, sempre se vê envolvido em maracutaias.

Alguns leitores e outros articulistas disseram que o fato de Palocci ter aumentado seu patrimônio rapidamente e de forma estranha em tão pouco tempo não é um crime e que toda essa celeuma ao redor do caso seria um exagero.

Para os que pensam assim, respondi com uma simples questão: Se você, reles mortal, experimentasse um aumento de patrimônio semelhante, certamente veria bater às suas portas, fiscais da receita e, talvez a própria PF que desejariam saber a origem do seu dinheiro.

 

O Brasileiro

 

Isso tem uma explicação muito simples: O fato de declarar faturamento com uma empresa “X” e pagar impostos referentes a ele (além da renda de PF) não é indicativo da licitude e da origem de nada. Esse é simplesmente o principal objetivo da chamada “Lavagem de Dinheiro”. É exatamente assim que corruptos, bandidos e qualquer pessoa que tenha fontes injustificáveis de renda atua. Cria-se ou compra-se uma empresa e, de repente, todo aquele dinheirinho sujo torna-se límpido como um dia de sol, ao “jorrar” pelos caixas e pelos livros da empresa feita “sob medida” ou “recuperada” da quase falência.

Mas, para dizer a verdade, nem foi esse fato que levou Palocci a “renunciar”. A verdadeira face da “renúncia” não poderia sequer ser escondida pela piada de mau gosto, aplicada pelo Procurador da República, que “inocentou” Palocci; após concluir uma “investigação” em que as únicas provas foram fornecidas pelo próprio acusado. Ora; seria engraçado (até pela incrível semelhança do procurador com o humorista Jô Soares) se não fosse triste. Aliás, este mesmo procurador, foi o responsável pela absolvição, por falta de provas, de Palocci, no caso do Caseiro Francenildo Costa ao “esquecer” de mencionar em seu relatório de acusação o fato de que a quebra de sigilo do caseiro veio de um computador do gabinete de Palocci – fato que veio à tona recentemente.

O verdadeiro problema insolúvel veio ao conhecimento do público por esses dias e, mesmo com a estranha ausência dele dos noticiários das grandes emissoras de TV. Os possíveis desmembramentos imprevisíveis, advindos de um acirramento das investigações e de uma possível CPI foram a principal causa da queda de Palocci. Afinal, descobriram que o ministro adora uma laranjada.

Pois é. Longe dos problemas com o eu enriquecimento digno de um deus das finanças, os problemas de Palocci começaram a fugir do controle quando descobriram o proprietário do apartamento alugado por ele como moradia.

O apartamento luxuoso em um dos pontos mais eletrizados de São Paulo tem: três salas, varandas em sua volta, duas lareiras, churrasqueira, o condomínio custa 4.600 reais, o IPTU mensal é de 2.300 reais e o aluguel médio de um apartamento igual no prédio sai pela bagatela de 15.000 reais. Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas, acontece que o apartamento pertence a uma empresa paulista cujo proprietário é o empresário Dayvini Nunes.

O grande detalhe é que o dono da empresa, e dessa beleza de apartamento, é excêntrico e cheio de manias estranhas. Por exemplo: dizem que, por medo de sequestros, Dayvini deixa seu apartamento alugado com Palocci e prefere morar na periferia de São Paulo, numa casa caindo aos pedaços. Também pelo mesmo motivo, o empresário diz para todo mundo que é vendedor e ganha 700 reais por mês de salário. Não é incrível a sorte que Palocci teve ao achar um empresário tão cheio de maias assim?

O empresário é tão excêntrico, mas tão excêntrico que nem mesmo a empresa tem endereço fixo. Em todas as operações em que ela se envolveu – estranhamente acompanhando as idas e vindas de Palocci de Brasília até São Paulo e Ribeirão Preto – todos os endereços informados como sede da empresa eram fictícios, hospedavam residências e empresas diferentes. Não é legal? Uma empresa “nômade” e que se “move tão rápido”. Segundo o empresário, isso é para fazer os seqüestradores suarem.

Pois é. Mas, a pior mania de Dayvini não é o medo de ser sequestrado. É o medo e ser morto. Afinal de contas ele confessou ser apenas um laranja.

 

*********


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A QUEDA DE PALOCCI, O ICEBERG E O FIM DO INFERNO.

Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco