Cooperativa de Materiais recicláveis AVEMARE promove desfile de moda sustentável em Santana de Parnaíba

Do lixo ao glamour das passarelas. Essa foi a tônica do evento realizado na tarde da última sexta-feira (04/11), quando integrantes da Associação e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (AVEMARE), localizada no bairro Campo da Vila, realizaram a primeira edição do Desfile de Moda Sustentável.
Organizado pela AVEMARE, o desfile, além de incentivar a coleta seletiva, buscou mostrar o extenso leque de opções que a reciclagem pode ter, até mesmo no campo da moda.
No dia, 17 cooperadas, que juntas formaram o casting do desfile, subiram à passarela para mostrar aos convidados presentes – entre eles o secretário de Assistência Social de Santana de Parnaíba Eduardo Carlos Fernandes e a vereadora do município Cibele Amaral – peças confeccionadas em papel crepom, sacos plásticos, plástico bolha, radiografias, jornais, embalagens Tetra Pack e, até mesmo, componentes de computador.
As vestimentas – algumas delas emprestadas pelos artistas plásticos Consuello Matroni e Carlos Alexandre e outras criadas pelas próprias cooperadas – foram tão bem elaboradas que poderiam ser usadas em muitas ocasiões. O desfile contou até com um vestido de noiva totalmente trabalhado no plástico bolha, com direito a buquê de flores, feito, claro, em material reciclado. Nos intervalos dos desfiles, o público presente pode conferir apresentações musicais da cantora mirim Caroline.
Com muito estilo e uma leve timidez, as cooperadas desfilaram com desenvoltura e graça pela passarela montada dentro da cooperativa. Ao som de muitos assobios e aplausos, todas cumpriram com prazer a ideia proposta, além de vivenciarem o seu dia de Gisele Bündchen.
“Quando pensamos nesse evento, queríamos mostrar as várias formas de fonte de renda que o material reciclado pode proporcionar. Buscamos ideias com a artista plástica Consuello Matroni, emprestamos algumas roupas dela e confeccionamos outras, tudo isso pensando sempre em mostrar para as pessoas que a reciclagem deve ser cada vez mais presente em suas vidas”, explicou a presidente da AVEMARE Claudiene Pereira Nunes, que ressaltou a importância das pessoas poderem conhecer pessoalmente a cooperativa. “Ao recebermos vocês aqui, pudemos apresentar a nossa cooperativa, nosso ambiente, nosso meio de trabalho, a forma como a gente trabalha”, disse.
Representando o Prefeito Silvinho Peccioli na ocasião, o secretário municipal de Assistência Social Eduardo Carlos Fernandes falou sobre a satisfação de ver o quanto a AVEMARE cresceu. “É um prazer estar aqui hoje. Eu acompanho a AVEMARE desde a sua fundação, em 2000, quando ainda era um lixão, depois um aterro controlado e, em seguida, uma associação. É gratificante ver o quanto ela cresceu. Evidentemente, só foi possível com a ajuda dos parceiros que a ajudaram e a ajudam atualmente. E a Prefeitura reconhece a importância social e ambiental da AVEMARE. Vocês estão ajudando a preservar o meio ambiente”, agradeceu o secretário.

Miss Reciclagem

Aproveitando a apresentação do Desfile de Moda Sustentável, foi realizado um concurso que elegeu a cooperada que melhor desfilou seus trajes, a Miss Reciclagem. Com um corpo de jurados formado pela gerente sustentável da Fundação Alphaville Selma Moreira, pelo secretário de Assistência Social Eduardo Carlos Fernandes, pelo capacitador da empresa UNISOL José Salles, pela voluntária do Residencial 11 Graça Caldeirini e pelo orientador do Instituto Brasileiro de Reciclagem Felipe Caetano, as 17 cooperadas desfilaram sua graça e sua elegância.
Após conferirem as apresentações, os jurados deram notas que, somadas, chegaram ao veredicto que rendeu o título de Miss Reciclagem para a cooperada Sabrina Fonseca, que desfilou com um vestido confeccionado por ela mesma. A cooperada Jucilene Oliveira, que também criou sua própria roupa, conquistou a segunda colocação. Já a cooperada Brenda Lima, que apresentou uma criação do artista plástico Carlos Alexandre, ficou em terceiro lugar. O tradicional título de Miss Simpatia ficou com a cooperada Adriana, que também desfilou com uma confecção de criação própria.
Vale lembrar que o artista plástico Carlos Alexandre, além de criar o modelo que vestiu a cooperada Brenda, também decorou o ambiente com quadros feitos com materiais reciclados.

AVEMARE
Criada em 2000, a AVEMARE ocupa, desde 2006, o galpão cedido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba. Por meio do Programa “Lixo da Gente – Reciclando Cidadania”, a entidade recolhe e separa diferentes tipos de recicláveis e os coloca no mercado, gerando renda para seus associados. Além da Prefeitura, a Associação conta com o apoio da PETROBRAS, do BNDES, da Fundação Alphaville, Instituto Tamboré, Ministério Público, Instituto de Pesquisa e Projetos Socioambientais (IPESA) e Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.
Hoje, a AVEMARE conta com 86 associados, que recolhem cerca de 375 toneladas de lixo por mês, que, depois de separados, são revertidos para grandes indústrias, como a Suzano Papel e Celulose S.A. e a Ecofabril Indústria e Comércio. A Cooperativa realiza a coleta seletiva de, aproximadamente, 50% do município, nos residenciais de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Centro expandido. No momento, a AVEMARE está realizando a expansão da coleta para os bairros da região da Fazendinha e Cidade São Pedro.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco