Cotia promove a 1ª Sessão da Câmara Mirim

Na tarde de quarta-feira (9/11), a cidade de Cotia realizou a primeira Sessão da Câmara Mirim. O projeto de autoria do presidente da Câmara e vereador, Paulinho Lenha, elegeu doze representantes, cinco meninas e sete meninos com idade entre 10 e 14 anos, representantes de quatro escolas.

No dia 27 de outubro, aconteceram as eleições nas escolas participantes do projeto, Escola Municipal Samuel da Silva Filho, Escola Municipal Osny Fleury da Silveira, Escola Estadual Odair Pacheco Pedroso e Escola Estadual Tenente Ernesto. Dos 45 alunos que disputavam as eleições, 3 de cada escola foi eleito. “O objetivo do projeto é promover a cidadania, e mostrar para os alunos quais são as atribuições de um vereador. É uma ação que reafirma a postura democrática da Cidade”, ressaltou Paulinho.

Os vereadores mirins chegaram cedo à Câmara Municipal. Eles assistiram à palestra explicando sobre o Legislativo. Em seguida, tiveram uma aula com o diretor da Câmara, Dr. Valter de Castro, e os funcionários Leandro e Gustavo, que explicaram como funciona a Sessão.

A mesa foi composta pelo diretor Dr. Valter de Castro, secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, Presidente da Câmara, Paulinho Lenha, 1º secretário da Câmara, Rogério Franco, diretor da Câmara, Paulo Pereira, vereador suplente Zeca Pamplona Neto e vereadores Beto Rodovalho e Dr. Claudio Saraiva.

Também esteve presente o vereador Esquisito e o Comandante da Guarda Civil de Cotia, Meireles.

Os doze vereadores mirins tomaram seus lugares no plenário, assinaram o livro de posse, e receberam das autoridades o diploma. Os vereadores mirins assumiram ao compromisso, presidida pelo Dr. Valter. “Prometo exercer meu mandato com dedicação e lealdade respeitando a constituição da republica e as leis e defendendo os interesses do município. Declaro-os empossados.”

Saiba o nome dos vereadores mirins: Breno Albuquerque Araujo, Douglas Lopes de Souza, Hellen Samara Furtado, Stefany dos Santos Silva, Gustavo Cerqueira, Jéssica de Oliveira, Lorena Capeli, Max Wilians de Oliveira Galvão, Renato dos Santos, Victor Evangelista, Vitória Francisco Rosa e Windson Resende.

O discurso foi iniciado pelo vereador Claudio Saraiva que falou sobre a oportunidade de participar da posse. “Caros vereadores mirins de Cotia é com grande honra que eu entro nessa tribuna num momento tão histórico. Moro em Cotia, há 25 anos, mas eu me sinto cotiano e tenho orgulho de estar em Cotia por tantas melhorias que o prefeito está realizando. A cada dia eu tenho me surpreendido com o poder legislativo”. E finalizou. “Vereadores mirins espero que façam desse momento um grande exemplo de cidadania. Hoje nós somos os vereadores, amanhã a cidade pode estar na mão de vocês”.

“Essa cadeira que vocês estão sentados requer muita sabedoria para legislar em prol da nossa cidade” disse Beto Rodovalho.

O vereador Rogério Franco ressaltou a importância do projeto. “A Câmara Mirim é muito importante para o desenvolvimento político dessa cidade. A partir de hoje esses jovens mudam suas atitudes em relação à política porque participaram desse projeto. Há quase 20 anos essa casa de lei não tem vereadora e nesse projeto temos cinco vereadoras mirins, essa casa esta precisando de um toque feminino. Nós sabemos a dificuldade de desenvolver um projeto dessa magnitude e todos com determinação marcaram a história da nossa cidade. Não dá para fazer política olhando pra trás e ver o que não foi feito. Nós precisamos fazer e melhorar a vida da população hoje”.

A representante dos alunos e professores presentes, secretária Olga, agradeceu o envolvimento da equipe escolar. “Todos estão orgulhosos com a presença de vocês, que são representantes mirins de Cotia. Foi uma eleição totalmente democrática, onde todos se dedicaram para que fosse possível esse momento tão especial. Que vocês apresentem projetos que venham beneficiar a população de Cotia”.

Paulinho afirmou que se sente realizado por iniciar o projeto. “Estou muito emocionado por iniciar a Câmara Mirim. Eu fui guarda mirim aos 13 anos e nenhum dos 40 garotos que trabalhavam comigo, se envolveu com droga, são todos homens de bem. Quando eu pensei em fazer o projeto, eu me lembrei da minha infância, de quando fui guarda mirim e ajudou na formação da minha cidadania. É aqui que começa a vida política de vocês. A cidade ficou por muito tempo parado e com a atual administração quem mora em Cotia sabe que avançou. Vocês têm o privilégio de aprender a fazer a política desde pequenos”.

A sessão foi interrompida para a que pudessem escolher a primeira mesa diretora mirim. Foi feita a votação nominal onde três meninas e um menino foram eleitos.

A Mesa Diretora

Presidente: Vitória Francisco da Rosa – com seis votos

1ª Secretária: Lorena Capelli Rosa – com oito votos

2ª Secretária: Jéssica dos Santos de Oliveira – com oito votos

Vice-presidente: Brenow Albuquerque Araújo – eleito por unanimidade (12 votos)

Confira os Projetos de Lei apresentados pelos Vereadores Mirins em sua primeira Sessão.

Projeto de Lei nº 01/2011 – Autoria: Max Williams de Oliveira Galvão
“Autoriza o Poder Executivo a instalar lixeiras coletivas no Município.”

Projeto de Lei nº 02/2011 – Autoria: Douglas Lopes P. de Souza
“Autoriza o Poder Executivo a construir uma unidade escolar no bairro Jardim Lavapés das Graças.”

Projeto de Lei nº 03/2011 – Autoria: Gustavo Akaishi Cerqueira
“Autoriza o Poder Executivo a implantar um Parque Ecológico Municipal.”

Projeto de Lei nº 04/2011 – Windson Rezende Rocha
“Autoriza o Poder Executivo a implantar um Parque Aquático Municipal.”

Projeto de Lei nº 05/2011 – Autoria: Renato dos Santos
“Autoriza o Poder Executivo a construir uma pista de Skate, no bairro do Atalaia.”

Projeto de Lei nº 06/2011 – Autoria: Estefane dos Santos Silva
“Autoriza o Poder Executivo a promover o ensino e a prática da modalidade voleibol, basquetebol, handebol e cultivo de árvores e flores.”

Projeto de Lei nº 07/2011 – Autoria: Lorena Capelli Rosa
“Autoriza o Poder Executivo a criar um centro profissionalizante no bairro do Atalaia.”

Projeto de Lei nº 08/2011 – Autoria: Jéssica dos Santos Oliveira
“Autoriza o Poder Executivo a implantar uma Biblioteca Virtual no bairro do Atalaia.”

Projeto de Lei nº 09/2011 – Autoria: Victor Souza Evangelista
“Autoriza o Poder Executivo a construir uma quadra de vôlei, no bairro do Atalaia.”

Projeto de Lei nº 10/2011 – Autoria: Vitória Francisco Rosa
“Autoriza o Poder Executivo a implantar laboratórios de ciências nas escolas municipais.”

Projeto de Lei nº 11/2011 – Autoria: Ellen Samara Furtado Santos
“Autoriza o Poder Executivo a implantar uma sala de informática com acesso à internet em todas as escolas municipais.”

Projeto de Lei nº 12/2011 – Autoria: Brenow Albuquerque Araújo
“Autoriza o Poder Executivo a fiscalizar e exigir melhor conservação das calçadas.”

O diretor da Câmara, Dr. Valter de Castro, falou aos vereadores mirins: “Os projetos de lei estão ótimos e vocês estão de parabéns”.

Segundo o presidente da Câmara Paulinho Lenha, os projetos devem passar por uma comissão interna da casa para ver se não são inconstitucionais. “Os vereadores vão analisar e ver quais tem condições de ser feitos”, disse.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco