Governo propõe nivelamento de políticas voltadas para o crescimento da produção de peixe

Podemos quintuplicar a produção de peixe no Brasil, porque há demanda, falta produto no mercado nacional e também no internacional

Representantes de órgãos do Governo, ligados ao setor produtivo, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, na sede do Ruraltins, em Palmas, para buscar o nivelamento de informações e políticas voltadas para a piscicultura no Estado. Na ocasião, o consultor, especialista em piscicultura, Eduardo Ono, chamou atenção para a necessidade do “nivelamento” de informações dentro do Governo, para orientar o investidor.

“É preciso que os diversos órgãos do Governo orientem o investidor e pra isso é necessária esta sintonia de objetivos e informações dentro dos diversos agentes do Poder Público Estadual”, afirmou o consultor. Participaram da reunião, o secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua; a subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida; o presidente do Ruraltins, Olímpio Mascarenhas; representantes do Naturaltins e Adapec, dentre outros.

Para Miyuki, esse nivelamento de informações será importante para desenvolver ainda mais aquicultura no Estado. “O Tocantins tem potencial de crescimento, porque temos tudo pronto, lagos, rios e condições propícias”, afirmou a subsecretária de Aquicultura. Segundo ela, os peixes do Tocantins já são conhecidos em nível de Brasil e só os três maiores frigoríficos do Estado produzem cerca de 700 toneladas ao mês.

De acordo com o consultor de aquicultura, a produção de peixe é uma das atividades mais promissoras na atualidade brasileira, mas ainda faltam informações que assegurem os investimentos. “Podemos quintuplicar a produção de peixe no Brasil, porque há demanda, falta produto no mercado nacional e também no internacional”, assegurou Eduardo Ono, acrescentando ainda: “O Tocantins, certamente, é um dos Estados que mais tem condições de aumentar essa produtividade de peixe”.

Ao fim do encontro, ficou definido que na próxima semana, no dia 10 de agosto, será realizada uma reunião para que os diversos órgãos ligados ao setor produtivo (Seagro, Adapec, Ruraltins, Naturatins, Secretaria da Indústria e Comércio, dentre outros) discutam todas as ações voltadas para a aquicultura e pesca no PPA – Planos Plurianuais, que por sua vez definirá as políticas do Estado para os próximos anos. De acordo com o secretário executivo, Ruiter Padua, é importante que esses órgãos construam o PPA de forma harmônica e nivelada.

Seagro/Ascom
Foto: Joatan Silva

Cerca de Piscicultor

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco