Guardas municipais participam de programa de combate à síndrome metabólica

Em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (campus Tamboré), a Guarda Municipal, órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri, oferece aos seus membros um programa de combate à síndrome metabólica – situação associada ao excesso de peso, alterações na pressão arterial e aumento da taxa de açúcar no sangue, entre outras variações.

O guarda municipal Fernando Alves Frasão, graduado em Educação Física pela mesma instituição, iniciou o contato com o Mackenzie e acompanha de perto o projeto. “Através de testes ergométricos, cálculos de IMC (índice de massa corporal), exames de hemograma e medições de índices de cintura e quadril no efetivo da corporação, selecionamos inicialmente cerca de 30 guardas para integrarem o projeto”, conta Frasão, que tem especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Deste grupo, sete guardas já realizam periodicamente exercícios físicos no Laboratório do Curso de Educação Física da universidade. As atividades aeróbicas e sessões de musculação são monitoradas e orientadas constantemente por alunos de Educação Física sob a supervisão dos professores.

Rosana Farah, professora do curso de Nutrição com doutorado na área e colaboradora do projeto, ressalta que o trabalho é interdisciplinar. “Estudantes de Nutrição realizam o diagnóstico nutricional dos participantes com coleta de dados e registro dos hábitos alimentares. Exercícios físicos aliados à dieta balanceada potencializam os resultados”, informa Rosana.

De acordo com Marcela Meneguello Coutinho, professora do curso de Educação Física e responsável pela condução do projeto com a Guarda Municipal, o objetivo não é apenas a perda de peso. “O enfoque é saúde, a perda de peso é consequência”, relata a professora com doutorado em Fisiologia Humana.

Marcela explica que a parceria com a Guarda Municipal é baseada no ideal da universidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Os alunos aprendem na prática os conceitos ensinados. Os dados levantados são objetos de pesquisas científicas, como ocorre neste caso com o Projeto de Iniciação Científica do aluno Rodrigo Pereira da Silva. E como extensão temos a prestação de serviços à comunidade, no caso os guardas”, afirma.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco