Instituto de Previdência de Barueri concede as primeiras aposentadorias

Na manhã desta terça-feira, 8, o superintendente do Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri), Weber Seragini, e o prefeito Rubens Furlan prestaram uma homenagem aos primeiros 31 servidores que se aposentam pelo sistema previdenciário municipal.

Os servidores municipais que se aposentam pertencem, em sua maioria, à área da Educação, mas há também funcionários da Saúde, Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Cultura e Turismo e Administração.

Weber Seragini destacou que quando foi procurado pelo prefeito Rubens Furlan para ser o administrador da autarquia, lhe foi dito que a intenção era de poder oferecer um sistema de previdência mais humano e também vantajoso. “Pensando nessas palavras foi o que procuramos fazer. E hoje, ninguém tem saudades do INSS”, disse Weber, que enfatizou que em apenas cinco anos o instituto encontra-se entre os 10 maiores do Brasil. “O Ipresb está em uma situação financeira privilegiadíssima, possuindo em caixa R$ 300 milhões, e até o final do mandato do prefeito Rubens Furlan deverá atingir o montante de R$ 500 milhões”, completou.

O superintendente aproveitou também para agradecer a todos os funcionários pela imensa dedicação nesses cinco anos de atividades do Ipresp. E finalizou dizendo que já quase tudo pronto para o início da construção da sede própria do instituto.

O prefeito Rubens Furlan disse que esse era um grande momento para ele, pelo fato de estar vendo ali se aposentando pessoas que ele contratou em sua primeira administração e outros contratados pelo ex-prefeito Arnaldo Rodrigues Bittencourt. “São pessoas que continuarão recebendo como aposentadoria o mesmo salário da ativa, ao contrário do que acontece com a Previdência Social”, contou o prefeito.

Furlan também falou da sua alegria ao ver no noticiário que Barueri é a primeira cidade do País no Índice de Desenvolvimento Humano, segundo estudo da Firjan. “E quem ajudou a fazer dessa cidade a melhor cidade para se viver? Foram vocês servidores, e eu só posso dizer obrigado a todos vocês”, finalizou o prefeito.

Em seguida, o prefeito fez a entrega de três placas comemorativas às servidoras Cristina Goldstein Barreiros, Lelia Maria da Silva e Ana Lúcia Barletta Bildzinkas. As demais placas foram entregues pela secretária de Administração Cilene Bittencourt – carinhosamente chamada de madrinha do Ipresp pelo superintendente Weber Seragini.

A secretária de Administração não poupou elogios à superintendência do instituto, “pela forma séria e transparente com que dirige a autarquia”. E agradeceu a todos os agora aposentados “pela grande contribuição, de forma anônima, que deram para o engrandecimento da cidade”.

Antes da solenidade, os servidores tiveram uma palestra do psicólogo Agnaldo Aparecido Neri, professor da PUC Campinas, com o tema “aposentar-se ou reinventar a própria vida?”, que tratou da mudança que acontecerá na vida das pessoas com a aposentadoria. “A aposentadoria não se traduz em final de vida, e sim o começo de um novo tempo. É hora de passar as experiências vividas, coisa que pode acontecer de diversas maneiras.”

O Instituto é uma autarquia municipal criada em outubro de 2006, quando os servidores se desvincularam do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, do INSS, por força de lei municipal, e se transferiram para o regime estatutário que transformou seus empregos públicos em cargos efetivos.

Integram o Ipresp funcionários da Prefeitura, Câmara Municipal, Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) e do próprio Instituto, hoje, já perto de 10 mil segurados.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco