JOAQUIM BARBOSA, O MEDO E AS COISAS ENGRAÇADAS.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

 

Nota do Editor: Esse é o artigo que foi publicado ontem com erros e que agora está devidamente redigido. Mais uma vez, agradeço a compreensão de todos e os “afagos” recebidos depois da minha “derrapada”.

 

 

Justiça Infantil

 

Lendo as revistas políticas nesse final de semana, me deparei com a seguinte notinha escondida “num canto de página” numa delas: ”Políticos se articulam para limitar o poder do Tribunal Superior Eleitoral”.

Imediatamente me vieram a lembrança as declarações do ministro Carlos Ayres Britto sobre os candidatos “ficha suja” e sua luta, diante do Supremo Tribunal Federal, para que esses candidatos fossem impedidos de concorrer a qualquer cargo eletivo.

Se fosse apenas esse episódio, acredito que muitos políticos sequer se coçariam para tentar impedir qualquer outra coisa em relação ao TSE. Até porque a vontade de Carlos Ayres Britto (e de muitos de nós) fora esmagada diante da compreensão equivocada dada a matéria no Supremo. Talvez “nossos representantes” estivessem ciosos das inúmeras cassações promovidas pelo TSE e pela exposição de figuras famosas da política nacional ao ridículo da perda de mandato (e consequente inelegibilidade) por todo tipo de irregularidades apresentadas em suas campanhas eleitorais.   

Mas, mesmo diante do brilhante papel representado pelo ministro Ayres Britto, a preocupação dos parlamentares ainda me pareceu exagerada e “fora de contexto”. Afinal de contas, inúmeros outros casos graves de corrupção e de desmandos passaram quase incólumes pelo TSE por algum detalhe técnico, falta de agenda ou mesmo graças a manobras dos réus que dificultaram o julgamento ou a tomada de decisão por parte dos ministros.

O motivo de todo o alarde e de toda preocupação com o poder que uma corte suprema tem não se deve, em absoluto, as decisões “estranhas” ou draconianas tomadas pelo ministro Ayres Britto. A luta pela redução do poder do Tribunal Superior Eleitoral também não é motivada pela suspeição lançada sobre o tribunal. Nem mesmo os gastos elevados e as despesas supérfluas foram a justificativa para a preocupação “cívica” dos nobres parlamentares.

A verdadeira causa da luta por “melhor fiscalização” e “menor poder” para o TSE; tem uma justificativa bem plausível e que pode ser resumida numa única imagem aterrorizante para a maioria dos políticos brasileiros:

 

Joaquim Barbosa

 

Isso mesmo. É este homem de ar compenetrado e que foi empossado no STF muito mais com a intenção de ser “o primeiro negro” na corte suprema brasileira e uma figura meramente ilustrativa para marcar “os avanços” da “raça”. Numa dessas visões de importância que “líderes” dos “movimentos raciais” dão a cor da pele das pessoas. Mas que acabou se convertendo no maior pesadelo dos corruptos e dos influentes e abastados.

Muito mais importante do que ser negro, branco ou verde; Joaquim Barbosa é um homem honesto e que “entende do riscado”. Tanto é que a animosidade demonstrada por Gilmar Mendes em relação à ele é muito mais antiga e calcada na mais pura inveja. Joaquim Barbosa sempre foi considerado mais capaz do que Mendes, sendo inclusive seu superior hierárquico nos tempos de Procuradoria da República.

Um homem “de peito” e que não se preocupa em agradar figuras influentes da política e da sociedade. Responsável pela “elevação” a condição de réus de vários políticos tarimbados e influentes, Joaquim Barbosa, converteu-se no verdadeiro terror dos corruptos e dos sangue-sugas que adoram uma boa e velha mamata.

Mas, afinal de contas, por que esse pessoal está tão preocupado com esse ministro carrancudo? Na realidade é bem simples, caro leitor: em 2010 Joaquim Barbosa será presidente do TSE e sucederá o ministro Ayres Britto.

 

O Poder da Justiça

 

Mais uma vez, basta aparecer um homem honesto e de honra, disposto a expor publicamente as mazelas das elites que dominam nossa política e nossa sociedade e que, ainda por cima, tem o poder e a coragem para usá-lo em prol da justiça verdadeira e do bem comum, para que as forças do atraso e do mal entrem em maquinações e em planejamentos mil para tentarem impedir que essas mazelas e seus autores sejam punidos.

O ministro Joaquim Barbosa será um verdadeiro “pé no saco” desse pessoal. Ele já vem tirando o sono de “muita gente boa” e que adora ser chamada de “vossa excelência”, enquanto mete a mão em gordas propinas e grandes comissões. É sempre ele que pega os casos mais “cabeludos” e complexos e o único que teve a coragem de enquadrar as figuras influentes no caso do mensalão.

Já passou da hora de nossa corte suprema recuperar a Hombridade (assim mesmo; com maiúscula) e a coragem de impor-se além e acima dos interesses de uma pequena elite e de ricaços pegos “de calças arriadas” pela lei. Capitaneando o TSE, Joaquim Barbosa, será um verdadeiro pesadelo para os corruptos e políticos que adoram comprar votos e enganar os eleitores. Implacável em suas decisões, a perspectiva de ter de encarar o único ministro que teve coragem suficiente para desafiar Gilmar Mendes já põe muita gente “de cabelo em pé” em Brasília.

Negro, branco ou verde; Joaquim Barbosa tem algo que anda meio sumido da vida pública brasileira. Algo que encanta e comove os corações mais céticos e mais endurecidos pela violência sem caráter da impunidade e da parcialidade que alguns juízes demonstram. Algo que todos deveríamos ter; mas que, ultimamente, se transformou num objeto raro e numa qualidade quase inatingível para a quase totalidade dos homens públicos brasileiros: Caráter e competência.

E isso, caro leitor, pode provocar arrepios de terror em muita gente boa.

Pense nisso.

No Tags

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visão Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite através daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

JOAQUIM BARBOSA, O MEDO E AS COISAS ENGRAÇADAS.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco