População de Carapicuíba ganha quatro unidades do Programa Saúde da Família

Prefeito Sergio Ribeiro inaugura uma Unidade de Saúde da Família ainda este ano, além do Pronto Socorro no Parque Santa Tereza e UBS Vila Helena.

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Saúde, vai construir quatro novas unidades para implantar o Programa da Saúde da Família. Destas, três serão construídas com recursos do Ministério da Saúde e uma, com recursos da Prefeitura.

No dia 20 de agosto, o ministro Alexandre Padilha esteve em Carapicuíba, e anunciou o envio de recursos do Governo Federal para a construção das unidades do Parque Jandaia, Aldeia e Vila Dirce. A quarta unidade será inaugurada ainda este ano, no Jardim Capriotti.

COMPROMISSOS DA ADMINISTRAÇÃO

Atualmente, Carapicuíba conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e três Pronto Socorros para atender a população. A atual gestão realizou reformas e adaptações em todas as unidades para atender mais pessoas e oferecer melhores condições aos usuários.

Mas os compromissos da atual gestão não ficaram limitados a reformas, pois está construindo uma nova UBS na Vila Helena e também o Pronto Socorro – UPA 24h – no Parque Santa Tereza, que estão em fase adiantada de construção e serão entregues à população até o final do ano.

NOVIDADE NO ATENDIMENTO – SAÚDE PARA A FAMÍLIA

Com a implantação das USFs (Unidades da Saúde da Família), a Prefeitura promove a melhoria da qualidade de vida, levando o atendimento médico até as famílias com prevenção, orientação e acompanhamento.

O Programa Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo de saúde tradicionalmente oferecido. Na lógica da Saúde da Família, a oferta de serviços de saúde chega até a população, através das visitas domiciliares a determinado numero de famílias, dentro uma área geográfica delimitada. As equipes multiprofissionais são formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em Carapicuíba o Programa Saúde da Família (PSF) será inicialmente implantado, através da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nesta etapa de transição do modelo, os ACS vão visitar as famílias, dentro uma área geográfica delimitada, sob a orientação de um enfermeiro e da equipe multiprofissional da Unidade da Saúde da Família.

O papel do agente comunitário é muito importante na identificação e promoção e manutenção da saúde da população. Cada agente será responsável por 200 famílias ou 750 pessoas do bairro em que a USF estiver instalada. Ele apresentará as demandas das famílias à equipe médica, que organizará visitas periódicas para acompanhamento e orientação, marcação de consultas, entre outras atribuições.

A primeira USF será instalada no Jardim Capriotti, com previsão de entrega ainda este ano. Será o projeto piloto de Carapicuíba.

Outra novidade é a implantação de agentes comunitários de saúde na UBS do Ariston. Eles terão a incumbência de visitar as famílias da região, e levar as demandas para e equipe da UBS, que promoverá um acompanhamento mais próximo à necessidade das famílias. A partir do próximo ano, a atuação dos ACSs deverão ser implantadas em outras UBSs.

O prefeito Sergio Ribeiro lembra que em 2012, várias unidades serão inauguradas. “Estamos conseguindo superar a época em que tínhamos que mentir o endereço nas cidades vizinhas para conseguir atendimento médico”.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco