Prefeitura de Santana de Parnaíba reforça a importância do descarte de seringas e agulhas em locais adequados

Devido aos acidentes que ocorrem com profissionais de saúde, coletores de lixo e aos danos ocasionados ao Meio Ambiente, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância que os materiais perfurocortantes – lâminas, agulhas, seringas, escalpes, ampolas de vidro, lancetas e outros assemelhados, contaminados, ou não, por agentes químicos ou biológicos – sejam armazenados e descartados de maneira correta.
A medida, que atende a norma NR 32 – do Ministério do Trabalho – visa reduzir os índices alarmantes de acidentes e contaminações por materiais desta espécie, que acontecem na área da saúde, em todo o país. Além disso, a Prefeitura já utiliza materiais que possuem agulhas retráteis, a fim de reforçar ainda mais a segurança de quem manuseia este tipo de material.
Os pacientes atendidos pela Rede Pública de Saúde ainda são orientados pelos profissionais sobre como fazer o acondicionamento e o descarte de materiais utilizados nas suas residências.
De acordo com a orientação da coordenadoria de Atenção Básica de Enfermagem da Secretaria de Saúde, este tipo de material não deve ser descartado em lixo domiciliar. Após a utilização, eles devem ser armazenados em uma garrafa PET ou em algum recipiente de vidro com tampa e levado até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência.
No local, o material é depositado em coletores específicos de perfurocortantes e retirado por uma empresa de lixo hospitalar, contratada pela Prefeitura, que dará o destino adequado, segundo as normas exigidas por lei.
Com esse procedimento, evitam-se acidentes e riscos para o meio ambiente. Se os resíduos forem depositados de acordo com as normas estabelecidas, não há riscos para o meio ambiente (como contaminação do solo, de águas superficiais e profundas) ou para a população (em decorrência da ingestão de alimentos ou água contaminada).
Vale ressaltar que é de extrema importância a conscientização da população em praticar esse descarte de maneira correta. Os munícipes que são atendidos pela Rede de Saúde Pública do município já recebem essa orientação dos profissionais de saúde, porém foi constatado que o número de pacientes que retornam com o material são inferiores ao número de atendidos.

Confira os locais adequados para o descarte dos materiais:

SECRETARIA DA SAÚDE
Rua Treze de maio, 224 – Centro
Fone: 4622-8850

Centro de Especialidades Parnaibano
R. Padre Luís Alves S. Castro, 205
Fone: 4622-7100

CIS Fazendinha
R. Gabriel Jorge Salomão, 47
Fone: 4156-5188

PAM Fazendinha
Estrada Marica Marques, 260
Fone: 4622-8300

PAM Santa Ana
R. Prof. Edgar de Moraes, 707, Vila Nova
Fone: 4622-8750

UBS Cento e Vinte
R. Espacial, 95
Fone: 4156-5707

UBS Colinas da Anhanguera
R. Oswaldo Goeldi, 707
Fone: 4157-1804

UBS Dr. Álvaro Ribeiro
R. Coronel Raimundo, Centro
Fone: 4622-8000

USA Parque Santana
R. Soldado Paulo Sérgio Romão, 15
Fone: 4151-9151

USA São Pedro
R.do Gavião, 289
Fone: 4156-8710

USF Cururuquara
Estrada Amador Bueno, 87
Fone: 4155-1067

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco