Procon de Barueri da dicas ao consumidor sobre o uso do cartão de crédito

Poder comprar um produto e pagá-lo somente no mês seguinte parece um sonho que pode ser realizado através do cartão de crédito. Porém, em exagero, esse sonho se transforma em pesadelo caso o consumidor não tenha a devida orientação. Por isso, o Procon de Barueri dá algumas dicas de como usar o cartão e não transformá-lo num bicho de sete cabeças.

Sempre que o consumidor desejar cancelar seu cartão (seja débito ou crédito), saiba que de acordo com a Portaria 2.014/2008, o Serviço de Atendimento ao Cliente da administradora do cartão em questão deve conter a opção “cancelamento” em seu menu inicial, e a ligação deve ser atendida por um funcionário capacitado para resolver a demanda entre 45 e 90 segundos (nas segundas-feiras, nos dias que antecedem e sucedem os feriados e no 5º dia útil de cada mês). Ou seja, nada de “musiquinhas” e ouvir o famoso “um momento, estamos transferindo a sua ligação”.

Ao receber a fatura do cartão, o consumidor deve conferir os valores lançados, com base nos comprovantes de venda que tiver em mãos. Caso não reconheça algum valor, deve solicitar esclarecimentos à administradora e, constatado erro, exigir o cancelamento da cobrança incorreta.

O pagamento com o cartão de crédito é considerado “pagamento à vista”, portanto o lojista não pode exigir diferença no valor da mercadoria para quem paga com cartão de crédito ou outro meio. Toda promoção efetuada para pagamento em dinheiro vale também para o cartão de crédito.

A loja deve informar em quantas parcelas a compra pode ser feita e se há cobrança de juros, e não pode impor valor mínimo para compras com cartão, seja de crédito ou de débito – esta prática é considerada abusiva.

Quando um cartão de crédito é enviado sem solicitação: caso opte por não utilizar o cartão, o consumidor deve inutilizá-lo e comunicar formalmente (por escrito) à administradora podendo, inclusive, registrar uma reclamação em algum órgão de defesa do consumidor. Caso decida usá-lo, o serviço é caracterizado como amostra grátis – portanto inexiste a obrigação do pagamento da anuidade.

Evite ao máximo efetuar muitas compras parceladas, um pouquinho aqui e ali podem se transformar em um montão por diversos meses. Use o cartão de crédito para compras de bens duráveis (artigos de vestuário e eletroeletrônicos, por exemplo).

Evite pagar no crédito serviços como: salão de cabeleireiro, restaurantes, lanchonetes, abastecer o tanque do carro e similares. A sensação de pagar 30, 40 dias depois pelo combustível que você consumiu em poucos dias é bem desagradável.

O Procon de Barueri atende no Ganha Tempo Municipal: avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro, Barueri. Telefone: 4199-1324.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco