Santana de Parnaíba é destaque de reportagem da TV Globo sobre segurança

Na última segunda-feira (14/03), o telejornal SPTV – 1ª edição, da TV Globo, exibiu uma matéria que integra uma série especial sobre as cidades que dispõem de câmeras para monitorar suas vias e espaços públicos. Municípios como Santana de Parnaíba e Barueri são apontadas como exemplos de sistema operacional de câmeras que garantem bons resultados e, consequentemente, mais segurança para seus moradores.
A equipe de reportagem da emissora esteve em Santana de Parnaíba no dia 07/03, para conhecer como é feito o sistema de videomonitoramento da cidade. O repórter Tiago Maranhão, acompanhado de sua equipe, mostrou a central de monitoramento das câmeras, que fica na base da Guarda Municipal Comunitária (GMC), no centro da cidade.
Além do sistema de monitoramento de câmeras instaladas nas vias do município, a reportagem ainda destacou as câmeras de vídeo instaladas em todas as 34 viaturas da corporação. Primeira cidade do Estado de São Paulo a instalar um equipamento deste porte, em 2008, elas são semelhantes aos usados pelos departamentos de polícia dos Estados Unidos.
Durante a reportagem, o comandante da GMC Luiz Carlos Rocha explica a importância do equipamento nos veículos. “A câmera na viatura é importante para que a gente consiga dirimir dúvidas nas abordagens. Ninguém gosta de ser abordado, mas tem gente que extrapola e diz que o guarda foi truculento. Agora, temos condições de verificar o que realmente aconteceu”.
Para assistir à reportagem que foi ao ar, basta acessar a TV Parnaíba, no site da Prefeitura: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br

Investimentos em segurança

Desde que a assumiu a Prefeitura de Santana de Parnaíba, em 1997, o Prefeito Silvinho Peccioli (DEM-SP) vem investindo massivamente na área de segurança. Criada em 1999, a Guarda Municipal Comunitária atua no policiamento ostensivo e preventivo em apoio às Polícias Civil e Militar.
Para se ter uma ideia dos investimentos na área, são gastos, por ano, R$ 10 milhões em segurança no município. Deste montante, por exemplo, está o aperfeiçoamento da estrutura da GMC, a contratação e o treinamento constante do seu efetivo. Atualmente, a guarda municipal conta com cerca de 440 guardas municipais e 11 postos, localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade.
O serviço de monitoramento é realizado no Centro e no bairro Tamboré, por meio de 30 câmeras instaladas nas principais vias, que permanecem em operação 24 horas. Com este moderno sistema, é possível detectar atos de vandalismo, acidentes de trânsito e outros ilícitos. Em breve, a cidade será totalmente monitorada e um projeto já aprovado, que está em fase final, prevê a instalação de 89 câmeras em diversos pontos da cidade. Além do aumento das câmeras de vídeo, a central de monitoramento será totalmente ampliada.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco