Saúde de Cotia capacita profissionais para atender vítimas de violência doméstica

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá uma reunião sobre o combate à violência doméstica no dia 23 de setembro, às 9h, no auditório do CESEP (Centro de Serviços Públicos Municipais – extinta Procotia).

No encontro, a Secretaria pretende reunir profissionais da saúde e representantes de órgãos e instituições que já atuam ou desejam ser parceiros na ações de controle da violência. “A medida visa integrar as iniciativas de cuidados às pessoas em situação de violência, fortalecer e minimizar o impacto das diferentes modalidades de agressões”, enfatizou o secretário Antonio Melo.

Nos últimos meses, os profissionais da Vigilância em Saúde e Saúde Mental elaboraram um protocolo de atendimento para garantir que os profissionais das unidades adotem os procedimentos corretos ao atender um paciente vítima de violência. Com essa medida, uma equipe multidisciplinar dará a assistência adequada, conforme o tipo de agressão (física, sexual ou psicológica), perfil social e faixa etária. Os casos de violência sexual continuarão sendo encaminhados para o Hospital Regional de Cotia.

“Com o novo protocolo, cada unidade de saúde contará com um profissional capacitado para acompanhar os casos, prevenir e dar atenção à vítima de violência. O protocolo conta também com a URSM (Unidade de Referência Saúde Mental), para apoiar as vítimas que apresentem distúrbio de comportamento ou sintomas como medo, angústia e agressividade”, destacou.

Cada unidade de saúde (PAs, UBSs e PSFs) contará com equipe multidisciplinar formada por um médico, um psicólogo, um assistente social e um enfermeiro (a) para dar suporte aos pacientes.

 

ÀREAS UBS/ USF URSM- unidade de referência da saúde mental
1- Granja Viana Sta Ângela, Jd Engenho, Pque Alexandra, Rio Cotia, São Vicente, ASSA e Recanto Suave UBS ASSA
2-Centro Norte Portão, Mirizola, Jd Coimbra, Turiguara, SAE/CTA e Clinica da Mulher Policlínica Portão
3-Centro Sul Atalaia , Caputera, Arco-Iris, Jd Sandra, Morro Grande, Mirante da Mata e São Miguel UBS Atalaia
4-Caucaia do Alto Água Espraiada, Cachoeira, Mendes, Jd Japão e Caucaia do Alto UBS Caucaia do Alto

 

Saiba mais sobre o fluxo de atendimento a vitima de violência

 

Acesso: o/a paciente vítima de violência procurará um PA, UBS, USF para relatar o ocorrido.

Profissional de Referência da Unidade de Saúde: Profissional capacitado que ao ouvir relato de violência encaminhará o caso quando necessitar de tratamento mais específico para a Unidade de Referência em Saúde Mental.

URSM (Unidade de Referência em Saúde Mental) – Responsável pela capacitação dos profissionais e pelo atendimento aos casos de extrema gravidade.

A Secretaria da Saúde mantém parcerias com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Mulher e Segurança Pública visando estratégias de atendimento e apoio.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco