Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra

Esta semana foi repleta de comemorações no Rio Grande do Sul, festejava-se a Revolução Farroupilha, data muito comemorada pelo povo gaúcho por motivos históricos. Apesar de que muito da história dessa comemoração não seja motivo de comemoração alguma. Mas escrevo este post para falar de algo que esta data me faz lembrar.

Na bela letra do hino do Rio Grande do Sul há uma parte que entoa o que reproduzi no título : “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!” Esta frase me lembra, de modo imediato, o tricolor dos pampas, Grêmio de Football Porto-Alegrense. Clube de grandes glórias e conquistas no futebol gaúcho, brasileiro e mundial.

Essas glórias e conquistas, e até mesmo algumas derrotas (por que não?!) ocorreram e seguem ocorrendo de maneira heróica, ficando marcadas na mente de gremistas e na de não-gremistas (eu, por exemplo).

As façanhas gremistas acabam por servir de modelo a todos que desejam uma conquista, por mais impossível e inacreditável que pareçam, não se pode deixar de acreditar e, muitos menos, parar de lutar.

Só pra constar, vejam alguns exemplos das façanhas tricolores.

São Paulo 0 x 1 Grêmio – Final do Campeonato Brasileiro de 1981

O tricolor de Porto Alegre supera o tricolor paulista, considerado o grande favorito, vencendo de maneira inquestionável em pleno Morumbi com um golaço de Baltazar.

Grêmio 2 x 1 Peñarol – Final da libertadores

Tratado com desdém pelo adversário e pela mídia sul-americana e mesmo a nacional, o Grêmio superou toda e qualquer desconfiança que pudesse existir, superou a violência uruguaia aliando raça e técnica e, principalmente, jamais deixou de acreditar que conquistaria a América pela primeira vez.

Grêmio 2 x 1 Hamburgo – Final do Mundial Interclubes

Mais uma vez o Grêmio é esnobado pelo rival, une todas as suas forças e vence a partida jogando com muita gana, tornando-se campeão mundial.

Grêmio 5 x 0 Palmeiras – Quartas-de-final da Libertadores de 1995

O grande Palmeiras, considerado uma máquina de jogar futebol, treinado por Wanderley Luxemburgo, era favoritíssimo para conquistar a Libertadores daquele ano. Porém, cruzou com Grêmio no meio do caminho. O tricolor possuía jogadores medianos como Jardel, Paulo Nunes, Adílson, Dinho, Arílson, Carlos Miguel, entre outros, mas que nas mãos de Luis Felipe Scolari, se tornou um dos melhores de toda a história.

Grêmio 2 x 0 Portuguesa – Final do Campeonato Brasileiro de 1996

O Grêmio havia perdido o primeiro jogo em São Paulo por 2×0. Tinha toda torcida paulista e dos grandes meios de comunicação contra ele, pois a Portuguesa era o time queridinho do momento. Mas não teve jeito. Um gol salvador, quase no fim do jogo, do menosprezado Aílton deu o título ao tricolor gaúcho.

Náutico 0 x 1 Grêmio

Bom, esse é inacreditável mesmo. Último jogo da última fase da segunda divisão do campeonato brasileiro de 2005, para definir quem retornaria para a 1ª divisão. O empate classificaria o Grêmio. Quase no fim do jogo o juiz marca um pênalti inexistente contra o Grêmio. Neste momento, o tricolor que já tinha 3 jogadores expulsos, acreditava-se que estava tudo perdido, o pênalti seria cobrado, convertido, enrolava-se até o fim do jogo e deu, vitória do Náutico. Mas… não era qualquer time, era o Grêmio, de jogadores de mediano pra baixo, mas com raça, gana, acreditando até o fim e, acima de tudo, com muita vontade de vencer. Aí ocorreu o inacreditável! Nem sei como contar, vejam o vídeo para recordarem.

Grêmio 0 x 2 Boca Juniors – Final da Libertadores 2007

O Grêmio possuía um time limitado, mas superou grandes adversários, principalmente os próprios brasileiros (São Paulo e Santos) para chegar até esta grande final. O Boca era um time de grande qualidade, muito superior ao Grêmio. Mesmo assim o tricolor não deixou de acreditar. Muito menos a sua torcida. O título não veio, mas a torcida e o time andaram juntos o tempo todo. Muito bonito de se ver.

Apenas um lembrete, sou flamenguista.

Cerca de Expertise

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco